Sindicato de Umuarama

História

No dia 2 de dezembro de 1973 foi fundada a Associação Profissional dos Bancários de Umuarama. A preocupação era credenciar os bancários e criar uma identidade da categoria. O processo foi coordenado pelo bancário do Bradesco, Durval Rodrigues dos Santos, com o apoio de dezenas de outros bancários. Foi uma iniciativa bem sucedida, mesmo tendo ocorrido em plena ditadura militar, uma época em que não havia liberdade, nem mesmo para realizar reuniões e manifestações de qualquer natureza.

Três anos mais tarde, no dia 26 de outubro de 1976, os bancários davam outro passo importante, criando o Sindicato dos Bancários de Umuarama. Essa transformação foi muito difícil. Os militares dificultavam ao máximo a criação de um sindicato de classe e, quando autorizavam o registro, ditavam o estatuto. Durval Rodrigues dos Santos presidiu o Sindicato por duas gestões, que ficaram marcadas pela construção das instalações da antiga sede urbana.

Sindicato Umuarama

Entre os anos de 1986 a 1993 o Sindicato foi presidido por Osni Miguel Santana, bancário do Banco Brasil. Além da participação marcante dos bancários de Umuarama e região nas campanhas salariais, com greves que se prolongavam por até 1 mês, nesse período o Sindicato teve participação decisiva nos movimentos sociais, como as greves estudantis da faculdade local, a campanha contra o aumento abusivo do IPTU e criação de ONGs como a União e Consciência Negra de Umuarama e outras.

Filiação a CUT

A década de 80 deixou ainda outra marca importante: a filiação do Sindicato à CUT, no ano de 1987, o que abriu caminho, nos anos seguintes, para a entidade participar de diversos movimentos como, por exemplo, as greves gerais de 87 e 88, com destaque para a do dia 20 de agosto de 87, quando, com a união de dezenas de entidades sindicais, os trabalhadores pararam a cidade de Umuarama para reivindicar mudanças na economia.

A criação da FETEC (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários), hoje Contraf-CUT, também teve o apoio do Sindicato dos Bancários de Umuarama e, naquela mesma década, foram passos decisivos para conquistas históricas da categoria, como o auxílio-creche e o direito à sindicalização dos bancários da Caixa, entre outras nos anos seguintes.

Diretoria

 Edilson José Gabriel

Edilson José Gabriel

Coordenador

Luiz Carlos Fernandes

Luiz Carlos Fernandes

Secretário geral

Ana Paula Lorini

Ana Paula Lorini

Diretoria de Assuntos jurídicos

Nelson Ortiz

Nelson Ortiz

Diretoria de Finanças

Fabricio Rodrigo Orlandini

Fabricio Rodrigo Orlandini

Diretoria de Formação Sindical

Wilson de Souza

Wilson de Souza

Diretoria de Imprensa e Comunicação

Reinaldo Henriques Fernandes

Reinaldo Henriques Fernandes

Diretoria de integração social

Aninoel Pedroso do Couto

Aninoel Pedroso do Couto

Diretoria de Organização

Lindomar Aparecido Soares

Lindomar Aparecido Soares

Diretoria de Política Sindical

Paulo Claviço

Paulo Claviço

Diretoria de políticas sociais

Siomar Caires Ferreira de Souza

Siomar Caires Ferreira de Souza

Coordenador

Estatuto

CONHEÇA O ESTATUTOS DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE UMUARAMA E REGIÃO

Filie-se

FILIE-SE, PREENCHENDO O FORMULÁRIO APRESENTADO ABAIXO.

Dados pessoais
Escolaridade

Caso esteja estudando, informe:

Dados funcionais
<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> 82a9b5e59a6da250ee46ae20cf24dc17a77b56fb