Sindicatos do Pactu homenagearam bancárias no Dia Internacional da Mulher
PACTU
O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 08/03, foi instituído pela ONU apenas 1975, mas suas referência são bem anteriores a essa data. Entre outros fatos históricos que deram origem a essa importante comemoração, está a a greve de tecelãs e costureiras de Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em plena Primeira Guerra Mundial, no dia 08/03/1917 do calendário ocidental (23/02 no calendário russo).
Independente, porém, das datas e dos fatos (há um relato muito popular, porém sem comprovação histórica de que a origem do 08/03 estaria em uma greve de tecelãs dos EUA ocorrida em 1857) o que é essencial no Dia Internacional da Mulher é que é uma data onde as mulheres comemoram suas conquistas e reforçam sua agenda de lutas pela igualdade, pelo fim do machismo e da discriminação no trabalho e na vida.
Os sindicatos do Pactu há muito marcam a data, tendo em vista a sua relevância para o movimento sindical e para toda a sociedade. Veja quais foram as ações deste ano:
Em Paranavaí, o Sindicato distribuiu para as bancárias uma caneca personalizada e sachês de chás.
Já o Sindicato de Campo Mourão, entregou para as bancárias uma “quentinha” com mix de grãos. Detalhe: neste ano, o presente também foi entregue para os bancários.
O Sintrafi Toledo brindou as bancárias com um kit com frascos para viagens.
O Sindicato de Umuarama presentou as bancárias com uma pequena suculenta.
O Sindicato dos Bancários de Guarapuava, além brindar as bancárias com uma caixa de bombons artesanais, volta a realizar, nesta sexta, 10/03, a sétima edição do tradicional Evento Mulher. O encontro foi suspenso por conta da pandemia do coronavírus e volta agora, depois de 2 anos. O Evento Mulher é destinado às bancárias, esposas de bancários, filhas maiores de 15 anos e conta com palestras e sorteios de brindes.
Nivalda Sguissardi, coordenadora dos sindicatos do Pactu e secretária geral do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, reforçou: “Os sindicatos fazem questão de entregar brindes no Dia Internacional da Mulher, mas nunca deixam de lembrar que a data é de lutas. Isto fica expresso nas mensagens que acompanham os brindes e nas publicações dos sindicatos nas redes sociais e no site pactu.org.br”.
Clique aqui e veja as imagens das entregas de brindes nos sindicatos do Pactu.
Deixar comentário