Presidente da Fetec-CUT/PR visita sindicatos do Pactu

PACTU

( Claudemir Santello )
Presidente da Fetec-CUT/PR visita sindicatos do Pactu
Dirigentes de Umuarama, após o final da reunião
Dirigentes aprofundaram seu conhecimento sobre a história da CUT e da Articulação Sindical

O presidente da Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado Paraná), Deonisio Venceslau Schmidt, iniciou, na última semana, uma série de visitas aos sindicatos filiados à federação cutista dos bancários do Paraná. O objetivo é visitar todos os dez sindicatos filiados à Fetec no estado até o final do primeiro semestre de 2023.

Os primeiro sindicatos a receberem Deonisio pertencem à Regional Pactu. No dia 23/03, Deonisio esteve com a diretoria do Sintrafi de Toledo, no dia 24/03, o presidente da Fetec se reuniu com a diretoria do Sindicato de Paranavaí e, no dia 25/03, Deonisio e comitiva se reuniram com a direção do Sindicato de Umuarama.

O presidente da Fetec promoveu as visitas acompanhado de Junior Cesar Dias, secretário de Comunicação da Fetec-PR, Elias Henemann Jordão, secretário de Políticas Sociais da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), e Roberto Antonio Von Der Osten, ex-presidente da Fetec-PR e da Contraf-CUT.

Nas reuniões, os dirigentes da Fetec e da Contraf estão abordando os seguintes temas, de interesse dos sindicatos e de seus representados: a história da corrente política Articulação Sindical, que lidera a Contraf e a CUT (Central Única dos Trabalhadores); as propostas de reforma sindical que estão sendo discutidas entre as centrais sindicais, para posteriormente serem apresentadas ao governo, empresários e Congresso Nacional; o projeto-piloto de atuação dos sindicatos no local de trabalho, desenvolvido pela UNI Sindicato Global e que será estendido para todas as federações vinculadas à Contraf, após sua conclusão no âmbito dos sindicatos da Fetec-PR; e o papel da secretaria de Políticas Sociais na estrutura da Contraf.

Os presidente dos sindicatos visitados – Toledo, Paranavaí e Umuarama – foram unânimes na avaliação de que as reuniões foram muito proveitosas, tanto do ponto de vista da formação político-sindical, como na discussão sobre as ações que a CUT, a Contraf e a Fetec estão desenvolvendo com vistas a fortalecer a organização da categoria bancária e da classe trabalhadora.

Deonísio fez a seguinte avaliação, após concluir a terceira e última reunião deste primeiro giro pelos sindicatos do Pactu: "Estivemos debatendo junto com as direções dos sindicatos de Toledo, Paranavaí e Umuarama, refletindo sobre o momento hostil que a categoria e os trabalhadores enfrentaram nestes últimos anos, bem como, a nossa organização necessária, estrutura, mobilização, comprometimento e unidade para os desafios e perspectivas para os próximos períodos. Organizar para conquistar", concluiu o dirigente.

As reuniões dos sindicatos de Campo Mourão e Guarapuava ainda não estão agendadas.

Clique aqui e veja imagens das três reuniões.

 

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas