Rebeca, promessa do skate de Umuarama, busca patrocínio para participar de campeonato brasileiro

Umuarama/PR

Rebeca, promessa do skate de Umuarama, busca patrocínio para participar de campeonato brasileiro
Rebeca Peixe já é destaque no skate street e conquistou vaga para o Campeonato Brasileiro

Ela não tem medo de se equilibrar sobre uma pequena prancha de madeira com quatro rodinhas e deslizar em balizas, corrimãos e rampas. Brinca com o perigo e desafia os obstáculos do caminho. Assim é Rebeca Peixe de Souza, que no auge dos seus 13 anos desponta como uma promessa do skate de rua, uma modalidade esportiva ainda predominantemente masculina.

Essa pequena umuaramense de sorriso fácil conquistou recentemente a 2ª colocação no Circuito Paranaense de Skate Street na categoria feminino iniciante e com isso garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro, que acontece em dezembro em Natal, no Rio Grande do Norte. Agora, ela, a família e o treinador correm contra o tempo para conseguir patrocínio para bancar a jornada.

Rebeca treina praticamente todos os dias, seja na praça Santos Dumont ou em outras duas pistas existentes na cidad

RESULTADOS

Segundo o treinador, professor e skatista Elivelton Prado, com apenas três anos no esporte, Rebeca já acumula medalhas e troféus. “De todos os campeonatos que participou, em 95% das vezes Rebeca subiu no pódio. Isso é um grande feito e ela está criando a sua história e já é referência para outras meninas”, afirmou Elivelton.

O treinador salienta que as conquistas é resultado de muito equilíbrio, força, dedicação e treinamento diário de Rebeca, mesmo contando com uma estrutura precária para treinamento. Atualmente os locais disponíveis na cidade são limitados a praça Santos Dumont, ao Centro da Juventude e ao CS Skate Park, que é um barracão mantido pelos skatistas locais na rua Pinguim. “Se considerarmos todo o contexto limitante, sem estrutura e apoio, a conquista da vaga no campeonato brasileiro pela Rebeca já é uma grande vitória. Em Curitiba, as meninas têm 40 lugares diferentes para treinar. A Rebeca não, e, mesmo assim ela se destaca”, afirmou Elivelton.

Rebeca e a mãe Jaqueline buscam patrocínios para a atleta participar do Campeonato Brasileiro de Skate

TREINAMENTO

Esta semana o Ilustrado acompanhou o treinamento de Rebeca na praça Santos Dumont. O local conta com poucos obstáculos, mas é onde a atleta, sempre acompanhada da mãe, a bancária Jaqueline Peixe, desliza entre uma baliza e outra por ao menos uma hora e meia por dia.

O interesse do skate apareceu há quase três anos. No início os pais acreditaram que seria passageiro, mas Rebeca pegou gosto e se dedica para ser uma atleta de ponta, como a brasileira Rayssa Leal, a “Fadinha”, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Rebeca descreve como felicidade os momentos sobre o skate.

Rebeca ao lado de seu treinador, Eliveltron Prado

PATROCÍNIO

Além do skate, a estudante do 8º ano do ensino fundamental também gosta de inglês e divide o tempo com a bateria, que confessou estar ficando de lado. A mãe, Jaqueline, conta que a família apoia Rebeca, mas que os recursos financeiros são limitados. Ela explicou que a atleta ainda não tem patrocinadores e as idas nos campeonatos são bancadas por ela e pelo marido. “É um custo relativamente alto para nós, pois vamos sempre em três, ela, eu e o treinador, que não tem como não ir”, explicou.

Por isso, para garantir que Rebeca consiga saltar no campeonato brasileiro e ter a chance de lutar por medalhas, a família está em busca de patrocinadores. “Gostaria que empresários da cidade pensassem com carinho na possibilidade de me patrocinar”, afirmou a atleta que sonha em chegar nas olimpíadas.

SERVIÇO

Para conhecer um pouco mais sobre a Rebeca Peixe, a siga no Instagram e no TikTok na conta @rebeckinha_sk8

 

Fonte: Umuarama Ilustrado

Deixar comentário

Matérias relacionadas