Pix por aproximação começa a funcionar; saiba como funciona
PACTU
O Banco Central (BC) junto ao Google Brasil anunciaram que a partir desta segunda-feira (1) o PIX por aproximação estará funcionando. A modalidade permite que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão, assim como acontece com o débito ou crédito por NFC (Near Field Communication).
O PIX por aproximação chegou inicialmente para os usuários de clientes PicPay e C6 vinculadas as carteiras digitais (wallets) do Google de aparelhos Androids. Em breve, a funcionalidade deve chegar para os clientes do banco Itaú, parceiro no desenvolvimento da nova tecnologia.
Em outubro, o Banco do Brasil já havia começado uma fase de teste da função em parceria com a Cielo. A medida era exclusiva para estabelecimentos comerciais previamente habilitados na cidade de Brasília e São Paulo.
Em fevereiro de 2025, o PIX por aproximação deve começar a funcionar para os demais bancos.
Como funciona o Pix por aproximação
“O usuário pode escolher de qual conta vinculada à carteira Google será executado o PIX. A confirmação do pagamento é feita com a biometria. A mensagem do pagamento chega no celular e também na maquininha”, explicou Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google.
A facilidade vem acompanhada de medidas de segurança: no período noturno, entre as 20 às 6h, só será possível realizar pagamentos e transferências para pessoas e empresas as quais o usuário já tenha feito algum PIX.
Deixar comentário