Demitiu Parou o Itaú
Campo Mourão/PR
O Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região, vêm realizando protestos contra o processo de demissões aplicadas pelos bancos. No dia de hoje 10/01/2013, esta sendo paralisado o dia inteiro a agência do Banco Itaú em Iretama/PR.
O Itaú na ânsia de elevar ainda mais seus lucros bilionários, mantém em curso a política de enxugamento do quadro de pessoal, uma prática que o sindicato condena, principalmente quando põe no olho da rua funcionários com vários anos de casa e sem nenhum motivo.
A rotatividade é uma forma de achatar a massa salarial da categoria e ampliar a exploração dos funcionários que ficam ainda mais sufocados com a pressão constante pelo cumprimento de metas.
O Banco Itaú é campeão de demissões, de lucro e de distribuição de remuneração milionária aos altos executivos (cada diretor do banco ganhou em média em 2012 R$9,05 milhões). De março de 2011 até setembro de 2013, o banco demitiu mais de 16.500 funcionários (em 2013 foram 2.987 demissões).
O lucro até setembro/2013 já cresceu 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, R$11,156 bilhões nos primeiros 9 meses. Em 2013 as tarifas no Itaú subiram 15,8% em comparação ao mesmo período do ano passado e só com esta receita o banco cobre 155,8% do total de suas despesas com pessoal, e mesmo assim demite.
Está na hora do Itaú passar a oferecer contrapartidas para os trabalhadores e a sociedade, com o fim das demissões e da política de rotatividade; com mais contratações, com atendimento de qualidade para os clientes, com mais credito e redução de tarifas.
Deixar comentário