Movimento Sindical conquista canal de negociação com HSBC

Campo Mourão/PR

Movimento Sindical conquista canal de negociação com HSBC
Com reuniões a cada 15 dias, MPT considera desnecessário manter mediação.

A forte e incisiva atuação do Movimento Sindical junto ao banco HSBC, que está de saída do Brasil, estão surtindo efeito. Uma destas conquistas foi alcançada com a manifestação do dia 29 de maio, em que o grupo inglês abriu conversação com o movimento sindical e prometeu se reunir a cada 15 dias para informar sobre o processo de venda.

Por conta  deste e de outros trabalhos do Sindicato, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do procurador Alberto Emiliano, optou em arquivar o pedido de mediação. A alegação do procurador é a de que há um canal direto entre banco e o Sindicato, não havendo a necessidade do MPT em participar da conversa. Ele reconhece ainda que o Sindicato possui representação legal para ajuizar ação, caso não haja acordo da entidade e ocorra demissão em massa. Contudo, Emiliano deixou claro que, embora o pedido tenha sido arquivado, ele pode ser reaberto caso as negociações diretas sejam interrompidas ou modificadas.

Desde que foi anunciada a venda do HSBC, o Sindicato vem trabalhando para proteger os trabalhadores do banco. Em Curitiba, sede da instituição financeira no País, são mais de sete mil funcionários, que vivem um período de apreensão. Diversos setores da sociedade se sensibilizaram com a luta do Sindicato e vem caminhando junto nesta luta. 

Fonte: SEEB Curitiba

Deixar comentário

Matérias relacionadas