Sindicato denuncia gestor do HSBC por assédio moral

Campo Mourão/PR

Sindicato denuncia gestor do HSBC por assédio moral
Reclamações contra o profissional são antigas e ainda não foram resolvidas

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região cansou de esperar por uma solução do HSBC para resolver os problemas de comportamento de um gestor responsável por uma regional de agências em Curitiba e protocolou uma denúncia de assédio moral. Foram muitas queixas vindas por parte dos bancários.

As reclamações contra as condutas vêm desde o ano passado e não foi verificada qualquer mudança de comportamento por parte dele. Pelo contrário. O gestor continua a cometer excessos na cobrança para que os trabalhadores do banco cumprissem as metas. O Sindicato foi acionado várias vezes e cobrava do banco uma solução definitiva para esta questão. Por conta da inércia do HSBC, mesmo depois de algumas reuniões sindicais com seu superintendente executivo, foi necessária a denúncia.

O Sindicato tomou todos os cuidados de enviar documentos que comprovam o assédio tanto no passado como no presente, como forma de demonstrar que esse comportamento é recorrente, só mudando o foco da cobrança de acordo com o produto "bola da vez". Entre os excessos, tinha, por exemplo, o envio de muitos e-mails cobrando os gerentes e bancários que, a cada meta cumprida, tinham que parar o trabalho e informa-lo imediatamente.

Embora o banco diga que os bancários não serão avaliados somente pela produção e que não há mais campanha por produto, mas, que deveria ser por um conjunto de regras objetivas e subjetivas, o Sindicato percebeu que isso foi só uma forma de reduzir os valores pagos com o bônus. E o comportamento desse gestor só vem comprovar isso.

Abaixo parte da denúncia que foi enviada ao banco:

Temos recebido reclamações contra o superintendente devido aos seus excessos na cobrança pelo cumprimento das metas.

1) Teleconferência diária cobrando os gerentes titulares, sendo, na maioria das vezes, duas teles diárias. Na sequência, muitos e-mails cobrando se já foi cumprido o acordado dentro do mesmo dia. Bancários devem a cada passo ou meta cumprida, parar o trabalho e mandar e-mail para ele informando, diariamente;

2) Reuniões com gerentes de relacionamento para cobrança de cumprimento de metas. Nessas ocasiões os gerentes são chamados um a um e, diante do grupo, devem explicar o porquê de não esta cumprindo com as metas determinadas pelo banco. Quando o bancário diz não ter cumprido, ele reage dizendo: "Cadê a determinação, o comprometimento? Quando eu for distribuir sua variável vou olhar duas linhas: seguro de vida e crescimento do cliente. E,complementa, dizendo para quem não cumprir "haverá problemas."

Quando o bancário cumpre, ele diz: "Ta vendo gente, isso é relacionamento"

Uma meta que consideramos descabida, é forçar os bancários na abertura de conta corrente, neste momento em que os clientes estão encerrando as contas no HSBC. Além da abertura, os gerentes devem pedir aos atuais clientes que indiquem outros três nomes para abertura da conta, para os gerentes que não conseguem as indicações ele diz: "Se o cliente não está indicando é porque não confia no seu gerente;

3) Exposição de ranking de produção e de forma imperativa e ameaçadora diz ser inadmissível o não cumprimento das metas qualitativas.

Autor: Flávio Augusto Laginski
Fonte: Especial HSBC / SEEB Curitiba

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