Dia Nacional de Luta em defesa do Estatuto da Funcef marca dia do aposentado

PACTU

Dia Nacional de Luta em defesa do Estatuto da Funcef marca dia do aposentado
Manifestações por todo o Brasil disseram não à mudança proposta pelo governo

Diversas entidades representativas dos empregados da Caixa, da ativa e aposentados, escolheram o Dia do Aposentado – comemorado nesta sexta-feira, 24 de janeiro – para realizar o Dia Nacional de Luta em defesa do Estatuto da Funcef e dos direitos de seus assistidos.

“Os empregados e aposentados de todos o Brasil saíram às ruas para lutar contra a intenção do governo de mudar o estatuto da Funcef. Criado em 2007, o estatuto dá segurança e tranquilidade para os aposentados. Mas, o governo quer mudar para tirar a participação dos associados da Funcef. Por isso, estamos juntos para lutar contra essa mudança”, afirmou Sérgio Takemoto, Secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). (vídeo)

Veja a galeria de fotos

O Estatuto garante que os trabalhadores devem ser ouvidos – ou seja, para aprovação são necessários quatro votos, entre os seis conselheiros – quando: houver investimentos muito altos; houver mudança nos regulamentos, ou criação e alteração de planos; caso se queira mudar o estatuto; e caso se cogite em retirada de patrocínio ou exoneração de algum diretor.

Entretanto, no final de 2019, o governo tomou uma decisão que acaba com a democracia nos fundos de pensão. Em reunião no dia 20 de dezembro, o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou resolução que acaba com a eleição para diretoria das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Porém, a eleição nos fundos de pensão só será extinta se a Funcef mudar seu estatuto. E ele só pode ser alterado com o voto de pelo menos um diretor eleito, já que, neste caso, a Caixa não pode usar o voto de minerva. A resolução introduz processo seletivo e vai contra o estatuto dos fundos, que prevê eleições.

“Os empregados da Caixa tiraram esse dia 24, Dia do Aposentado, como Dia de Luta em Defesa da Funcef, em defesa do seu Estatuto e do direito de se aposentar com todos os direitos conquistados”, declarou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Fonte: Contraf-CUT

Deixar comentário

Matérias relacionadas