Joaquin Phoenix ao receber prêmio Bafta: “Pessoas de cor não são bem-vindas aqui”
PACTU
O ator disse ainda: “Essa não é uma condenação hipócrita. Me sinto envergonhado em admitir que sou parte do problema”
Ao receber o prêmio de melhor ator da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (Bafta), por “Coringa”, na noite deste domingo (3), Joaquin Phoenix, criticou a falta de diversidade na premiação.
Ele afirmou se sentir “honrado e privilegiado” pela escolha. “Mas também me sinto em conflito porque muitos dos meus colegas atores são merecedores e não têm o mesmo privilégio”, disse.
“Acho que enviamos uma mensagem muito clara às pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui.” O ator acrescentou em seguida: “Essa não é uma condenação hipócrita. Me sinto envergonhado em admitir que sou parte do problema”.
“Nós temos que fazer um trabalho duro para entender o racismo sistêmico. Acho que é obrigação das pessoas que criaram, perpetuam e se beneficiam de um sistema de opressão que acabem com ele. Isto está com a gente”, concluiu.
Todos os concorrentes a melhor ator eram brancos: Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez… Em Hollywood), Jonathan Pryce (Dois Papas), Adam Driver (História de Um Casamento) e Taron Egerton (Rocketman).
Deixar comentário