BC autoriza agências a flexibilizar os horários de atendimento
PACTU
O Banco Central do Brasil informou nesta quinta-feira (19) que os bancos podem flexibilizar os horários de atendimento ao público nas agências. Esta foi uma reinvindicação do Comando Nacional dos Bancários que, em reunião, avaliou as medidas que vêm sendo tomadas pelos bancos para resguardar a saúde dos bancários, evitar a propagação do coronavírus e definir uma estratégia de atuação do movimento sindical. Uma dessas estratégias é o aumento das cobranças para que sejam adotas medidas como o contingenciamento.
No caso da Caixa, a demanda de parte dos empregados é para que as agências sejam fechadas. Mas, segundo a representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) do banco, Rita Serrano, ainda não existe um acordo entre Fenaban, governo federal e Banco Central. "Esta possibilidade de fechamento não está colocada. Além disso, como sabemos, a Caixa tem uma função especial que é atender a população mais carente, seja pelos programas sociais e aposentados", acrescentou.
Rita Serrano lembra que, por ser uma atividade essencial, nem nos países mais atingidos pelo coronavírus os bancos foram fechados. A representante dos empregados acredita que, nas próximas semanas, a Caixa irá flexibilizar os horários de atendimento, diminuindo o fluxo de pessoas e "diminuindo o risco ao qual os empregados estão sujeitos".
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, ressalta que a Caixa precisa assegurar condições de trabalho para os empregados que ficarão nas agências. “O que a Fenae reivindica é que os empregados da Caixa tenham condições adequadas para exercer sua atividade com segurança sanitária”, afirma o presidente.
Jair Ferreira também chama atenção para a importância das atividades exercidas pelos empregados da Caixa, que são fundamentais para garantir as políticas públicas. “Se não forem os bancos públicos, quem vai atender a população mais carente do país? No caso da Caixa, os empegados deverão dar sua contribuição, como sempre fizeram”, afirmou o presidente.
É por meio da Caixa e de seus mais de 84 mil empregados que famílias mais pobres conseguem acesso ao sistema bancário e a programas sociais. No Bolsa Família, por exemplo, 13 milhões de famílias recebem o benefício por meio do banco público. Por isso, o atendimento da Caixa é diferencial na vida desses brasileiros.
A recomendação do Banco Central é para que os clientes utilizem os canais digitais como internet banking e os aplicativos para smartfones. Apenas se for necessário a população poderá recorrer aos caixas eletrônicos. Nos casos em que não for possível usar os canais digitais, a população poderá recorrer às agências bancárias para realizar os serviços bancários.
Ainda de acordo com a Circular do Banco Central, os bancos deverão informar os clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências e outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais.
Os horários de atendimento dos bancos são definidos pelo Banco Central e as mudanças deveriam ser autorizadas pela instituição. "Com esse comunicado, os bancos terão liberdade para definir um horário de atendimento da forma como avaliarem melhor" explicou Rita Serrano.
Fechamentos nos estados
No Distrito Federal, a medida tomada pelo governo proíbe o atendimento ao público em todas as agências bancárias tanto públicas quanto privadas por pelo menos 15 dias a partir desta quinta-feira (19). A alternativa seria o atendimento virtual ou por telefone. A proibição não vale para pessoas com doenças graves e os atendimentos referentes aos programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus (Covid-19). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na última quarta-feira (18).
Em Santa Catarina, um decreto foi para decretar situação de emergência no estado e restringiu o atendimento pessoal nas agências públicas e privadas de todo o estado. Operações bancárias deverão ser feitas apenas por meio de caixas eletrônicos e do internet banking. De acordo com o decreto do governo do estado publicado no dia 17 de março, as agências devem ficar fechadas pelos próximos sete dias.
Confira aqui a Circular do Banco Central
Confira aqui o decreto do Distrito Federal
Confira aqui o decreto de Santa Catarina
Deixar comentário