Inscritos no Bolsa Família podem contestar auxílio emergencial negado até hoje (29)

PACTU

Inscritos no Bolsa Família podem contestar auxílio emergencial negado até hoje (29)
O contato com a estatal que processa os requerimentos deve ser feito de froma inteiramente virtual - Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Pedidos devem ser realizados no site da Dataprev por aqueles que não receberam a extensão do benefício

Termina nesta terça-feira (29) o prazo para que os beneficiários do Bolsa Família que não receberam a extensão do auxílio emergencial contestem a decisão. Aqueles que tiveram as parcelas de R$ 300 (R$ 600 para mães solo) canceladas, bloqueadas ou negadas, podem pedir a revisão do benefício no site da Dataprev.

O contato com a estatal que processa os requerimentos deve ser feito de froma inteiramente virtual, sem a necessidade do deslocamento, por exemplo, ao atendimento presencial do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou a alguma agência da Caixa Econômica Federal. 

Com a prorrogação do auxílio emergencial por três meses com metade do valor original do benefício, o governo federal endureceu alguns critérios de concessão do auxílio.

O “pente-fino” mensal realizado pelo Ministério da Cidadania verifica se os beneficiários atendem aos requisitos definidos pela lei que criou o auxílio durante a pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com a pasta, entre as principais situações verificadas que ocasionam a suspensão da verba emergencial estão morte, irregularidades no cadastro ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

Aqueles que não se enquadram em um dos critérios é excluído automaticamente da lista de cidadão benefíciários, mesmo que já tenha recebido as parcelas anteriormente.

Para contestar o cancelamento do auxílio, acesse: https://dataprev.gov.br//.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Fonte: Brasil de Fato

Deixar comentário

Matérias relacionadas