Sindicatos do Pactu participaram da reunião do Coletivo de Dirigentes do Santander
PACTU
Na noite desta segunda, 22/02, foi realizada uma reunião do Coletivo Estadual dos Dirigentes Sindicais do Santander do Paraná. A reunião contou com dirigentes da Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e de quase todos os sindicatos filiados no estado. Também participaram da reunião Lucimara Malaquias, coordenadora nacional da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Santander, Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças - setor de Finanças do Sindicato Global UNI Global Union, e Mario Raia, secretário de Assuntos Socioeconômicos da Contraf-CUT, todos funcionários do Santander.
Entre outros assuntos, a reunião tratou da ofensiva do Santander contra dirigentes sindicais do banco em todo o país, com vários casos de demissões arbitrárias e descumprimento de decisões judiciais que determinaram a reintegração dos demitidos. Outro assunto relevante foi a conquista da prorrogação do acordo para a compensação das horas não trabalhadas por conta da pandemia de coronavírus, com ampliação do prazo de 12 para 18 meses para a reposição.
Os dirigentes também foram informados que o Santander tem tomado decisões unilaterais que afetam os direitos dos participantes dos planos de previdência complementar patrocinados pelo banco. Uma das formas de fazer esse enfrentamento, segundo Rita Berlofa, é a filiação e a valorização da Anapar – Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão.
Representaram os sindicatos do Pactu na reunião: Elias Soares, Nelson Ortiz e Erick Fabiano Ono Ortiz, de Umuarama, e Everaldo Gornaski Ribeiro, de Guarapuava (representante dos sindicatos do Pactu na COE do Santander), e Weslley Fábio Erzinger, Rosicler Bassoe Maria Nilma Ropelatto, de Paranavaí.
Deixar comentário