Sindicato de Umuarama reivindica fornecimento de máscaras para os bancários do Santander
Umuarama/PR
Nesta quinta, 03/03, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região protocolou, na agência do Santander de Umuarama, um pedido de que o bancos forneça máscaras para os bancários e bancárias daquela unidade. A correspondência foi entregue por Wilson de Souza, presidente do Sindicato, e recepcionada pelo gerente da agência. A mesma correspondência será protocolada também na agência do Santander localizada em Assis Chateaubriand.
Segundo Wilson, a iniciativa foi tomada porque o Santander, desde o início da pandemia, em 2020, nunca incluiu o fornecimento de máscaras para seus funcionários e funcionárias como parte do protocolo de prevenção e combate a covid-19. Wilson informou que esse item foi reivindicado várias vezes pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, mas nunca recebeu atenção por parte do banco.
Wilson afirmou que “as máscaras, além do distanciamento e da higiene constante com o álcool, é um dos itens mais recomendados pelos cientistas para a prevenção da covid-19. A pandemia do coronavírus tornou a máscara um EPI (equipamento de proteção individual) não somente para os trabalhadores da saúde, mas para todos os trabalhadores dedicados ao atendimento ao público. Nada mais justo, portanto, que a empresa tenha a obrigação de fornecê-las. Além disso, todos os outros incluíram o fornecimentos de máscaras em seus protocolos de atenção à covid. O Santander deve isso aos seus bancários e bancárias”, concluiu o dirigente.
Nelson Ortiz, diretor de Organização do Sindicato e funcionário do Santander também participou da entrega da correspondência.
Leia a íntegra do documento protocolado:
Umuarama, 03 de março de 2022
AO
BANCO SANTANDER BRASIL S/A
AGÊNCIA ASSIS CHATEAUBRIAND
Ref: MÁSCARAS – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Senhor Gerente,
Por meio desta, solicitamos que essa agência forneça máscaras apropriadas aos seus funcionários e funcionárias, como forma de proteção e prevenção à covid-19.
Desnecessário fundamentos, mas lembramos que atravessamos uma nova onda do coronavírus, a partir da disseminação de uma nova variante do vírus que causa a doença, que coincide com o relaxamento de uma série de medidas que haviam sido tomadas pelo poder público no início da pandemia, em 2020, como permissão para eventos e aglomerações, entre outras.
Este requerimento se apoia em normas gerais constantes da NR 06 Equipamento de Proteção Individual, as quais consideramos que devam ser observadas pelos bancos neste momento específico da pandemia.
Certos de sua atenção e contando com o atendimento da solicitação, apresentamos nossas cordiais
Saudações
WILSON DE SOUZA
Presidente
Deixar comentário