Câmara de Umuarama aprova Projeto de Lei que institui o Abril Verde
Umuarama/PR
Nesta segunda, 28/03, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama aprovou o Projeto de Lei (PL) 022/2022, de autoria do Executivo Municipal, instituindo no calendário de eventos do município atividades alusivas ao Abril Verde. O Abril Verde, que já era Lei Estadual no Paraná (Lei 162/2018), e Lei Federal (Lei 11.121/2005), é o mês destinado a realização de atividades e ações voltadas para a prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.
O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde. O mês Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia - Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
A lei que institui o Abril Verde em Umuarama, de autoria do Executivo, é uma iniciativa da CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador), um braço do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama. A CIST de Umuarama é coordenada, atualmente, por Marcos Antonio Beraldo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Umuarama, e conta com participação atuante de representantes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região.
Segundo Edilson José Gabriel, diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários e um dos representantes da entidade na Comissão, “a aprovação do Projeto de Lei transforma a campanha anual de prevenção das doenças e acidentes de trabalho em política pública, não havendo mais dependência de quem esteja no governo municipal para a realização de ações e atividades alusivas à data”. Ainda segundo Edilson, o PL foi aprovado em primeira e segunda votação, na mesma sessão extraordinária e, agora, aguarda sanção do prefeito, entrando em vigor imediatamente a sua assinatura.
Deixar comentário