Dirigente do Pactu participa do 23º Congresso da Anapar
PACTU
Nesta quinta e sexta, 26 e 27/05, foi realizado, por meio de videoconferência, o 23º Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão. O Congresso é realizado anualmente pela Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão.
A Anapar está para a previdência complementar e planos de saúde de autogestão como estão os sindicatos para o trabalhador e a trabalhadora assalariados. A Anapar foi fundada em 2001, inicialmente com o propósito de atuar na defesa dos direitos dos participantes de fundos de pensão. Mais recentemente, a partir de 2019, a Anapar passou a atuar também em nome dos interesses de beneficiários de planos de saúde de autogestão.
A Anapar tem papel central no debate sobre a previdência complementar do Brasil, ocupando assentos no Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC), onde são discutidas normas para o setor, e na Câmara de Recursos da Previdência Complementar, onde são discutidos os recursos administrativos para autos de infração lavrados pela Previc (autarquia do governo que regulamenta e fiscaliza a previdência complementar do Brasil).
O 23º Congresso fez debate sobre a conjuntura política e econômica, com foco na previdência complementar e na saúde pública, além de discutir o atual cenário para os planos de previdência fechados e planos de saúde de autogestão. Os palestrantes foram bastante incisivos na defesa da Previdência pública e do SUS e enfatizaram a importância do sistema complementar no apoio às políticas públicas e universais executadas pela União. Também foram bastante críticos em relação ao atual governo, que promove um desmonte completo do Estado Social implementado pela Constituição de 1988.
Além dos debates, o Congresso da Anapar cumpriu determinações estatutárias, aprovando as contas de 2021, o balanço da gestão, o orçamento de 2022 e o plano de ação para os próximos anos, além de eleger sua nova Diretoria. Marcel Juviniano Barros, participante da Previ, foi eleito novo presidente da entidade para um mandato de três anos. Ele sucede Antonio Braulio de Carvalho, participante da Funcef, que presidiu a Anapar nos últimos seis anos.
Os sindicatos do Pactu foram representados no Congresso por Edilson José Gabriel, diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região e também representante eleito dos participantes ativos no Conselho Fiscal do Funbep, fundo de pensão dos antigos funcionários do Banestado.
Clique nos links abaixo e saiba mais sobre previdência complementar e planos de saúde.
23º Congresso da Anapar: "36% da população passa fome por absoluta incompetência do governo"
"Queremos investir no setor produtivo, mas queremos segurança", diz vice-presidente da Anapar
"Somos o único país em que o gasto público com saúde é menor que privado", diz pesquisador
Deixar comentário