Dirigentes da Fetec-PR participam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre

PACTU

Dirigentes da Fetec-PR participam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre
Wendrel (primeiro à direita) e Mislente (penúltima à esquerda) representam o Pactu no FSM

Dirigentes da executiva da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) e dirigentes dos sindicatos que compõem suas três regionais (Curitiba, Pactu e Vida Bancária) estão em Porto Alegre-RS para participar do Fórum Social Mundial 2023 (FSM). O tema do evento deste ano é “Outro mundo é possível – Democracia, Direito dos Povos e do Planeta”.

O Fórum será realizado até o dia 28/01 e abordará temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, como a vitória da democracia com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, os desafios que a classe terá pela frente após o cenário de terra arrasada deixada pelo ex-presidente adepto da necropolítica e o papel dos movimentos sindicais neste período, entre outros.

A secretária geral da Fetec-PR, Daniele Bittencourt, junto com a diretoria da Fetec, acredita que as pautas debatidas no Fórum ajudarão a fortalecer ainda mais os sindicatos. “O Fórum Social Mundial vai ajudar a aproximar ainda mais a classe trabalhadora de seus sindicatos. Muitas das ideias e propostas aqui apresentadas servirão para reformular o movimento sindical a fazer a pressão necessária para que o governo federal e o congresso criem mecanismos de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras, coisa que, definitivamente, não tínhamos na gestão anterior. O futuro é promissor”, avalia.

O FSM terá a participação de Luiz Marinho, atual ministro do Trabalho e Emprego, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da ex-deputada federal Manuela D’Ávila, de João Carlos Quintino Samina Coelho, dirigente da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), entre muitos outros de expressão na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Os sindicatos da Regional Pactu estão representados por Wendrel Minare Vieira, presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí, e Mislene Vitoria da Silva Dias, secretária de finanças do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Toledo.

Texto: Flávio Augusto Laginski, com complementos de Pactu

Fonte: Fetec-CUT/PR

Deixar comentário

Matérias relacionadas