Sindicato de Umuarama
História
No dia 2 de dezembro de 1973 foi fundada a Associação Profissional dos Bancários de Umuarama. A preocupação era credenciar os bancários e criar uma identidade da categoria. O processo foi coordenado pelo bancário do Bradesco, Durval Rodrigues dos Santos, com o apoio de dezenas de outros bancários. Foi uma iniciativa bem sucedida, mesmo tendo ocorrido em plena ditadura militar, uma época em que não havia liberdade, nem mesmo para realizar reuniões e manifestações de qualquer natureza.
Três anos mais tarde, no dia 26 de outubro de 1976, os bancários davam outro passo importante, criando o Sindicato dos Bancários de Umuarama. Essa transformação foi muito difícil. Os militares dificultavam ao máximo a criação de um sindicato de classe e, quando autorizavam o registro, ditavam o estatuto. Durval Rodrigues dos Santos presidiu o Sindicato por duas gestões, que ficaram marcadas pela construção das instalações da antiga sede urbana.
Entre os anos de 1986 a 1993 o Sindicato foi presidido por Osni Miguel Santana, bancário do Banco Brasil. Além da participação marcante dos bancários de Umuarama e região nas campanhas salariais, com greves que se prolongavam por até 1 mês, nesse período o Sindicato teve participação decisiva nos movimentos sociais, como as greves estudantis da faculdade local, a campanha contra o aumento abusivo do IPTU e criação de ONGs como a União e Consciência Negra de Umuarama e outras.
Filiação a CUT
A década de 80 deixou ainda outra marca importante: a filiação do Sindicato à CUT, no ano de 1987, o que abriu caminho, nos anos seguintes, para a entidade participar de diversos movimentos como, por exemplo, as greves gerais de 87 e 88, com destaque para a do dia 20 de agosto de 87, quando, com a união de dezenas de entidades sindicais, os trabalhadores pararam a cidade de Umuarama para reivindicar mudanças na economia.
A criação da FETEC (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários), hoje Contraf-CUT, também teve o apoio do Sindicato dos Bancários de Umuarama e, naquela mesma década, foram passos decisivos para conquistas históricas da categoria, como o auxílio-creche e o direito à sindicalização dos bancários da Caixa, entre outras nos anos seguintes.
Convênios
- Não há convênios disponíveis
Diretoria
Estatuto
CONHEÇA O ESTATUTO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE UMUARAMA E REGIÃO