Fetec-PR e sindicatos na luta contra fechamento de agências e demissões
PACTU
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) e seus sindicatos filiados (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) participaram nesta quarta-feira (28) do lançamento da campanha #BancoParaTodos, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
O objetivo deste trabalho é o de alertar a população sobre os problemas gerados pelo fechamento de agências, como desemprego, sobrecarga de trabalho e filas intermináveis. O Brasil conta hoje com 7.216 agências, o menor número desde quando o Banco Central passou a registrar essas informações, em 2007. A situação segue delicada, uma vez que 428 unidades encerraram as operações no ano passado.
O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, afirma que os bancos prejudicam não apenas a categoria bancária, mas também clientes e sociedade com o processo de precarização dos serviços, prejudicando não apenas a categoria bancária, mas também a sociedade. “Os cinco maiores bancos tiveram lucro de mais de R$ 100 bilhões no ano passado e, mesmo assim, promoveram demissões e reduziram os postos de trabalho. Não achamos justo os clientes serem levados para locais não bancários, que não possuem a mesma qualidade para prestar um serviço bancário. Os bancos, que são concessões públicas, têm o dever de honrar com a função social e não somente de reduzir custos, com demissões, redução de segurança, piora no serviço bancário, que gera esses lucros altíssimos. Queremos aqui dizer que estamos na luta para garantir que os clientes e bancários sejam respeitados”, enfatiza.
A representante da Comissão da Organização dos Empregados do banco Itaú (COE Itaú) no Paraná, Vandira Martins de Oliveira, alerta os bancários e bancárias para se juntar à luta. “Esse protesto é pela defesa do emprego, do bom ambiente de trabalho e do bom atendimento. Não somos contra a digitalização do banco, mas da maneira como isso vem sendo feito, prejudicando a população com serviços que deixam a desejar e metas abusivas contra os bancários e bancárias. É preciso que todos encampem esta luta”, opina.
Juros altos
O secretário de comunicação da Fetec, Junior Cesar Dias, ressalta que a manutenção das altas taxas de juros pelo Banco Central atende aos interesses dos banqueiros. “Este ato é em defesa da nossa categoria e da sociedade, mas também para denunciar os altos juros praticados pelo Banco Central que estão atrasando o desenvolvimento do Brasil. Os banqueiros estão lucrando alto com a manutenção da taxa de juros a 13,75%, o maior do mundo. É importante que todos saibam o que ocorre com a Selic alta. Isso está atrasando o país. Lutar para baixar esta taxa é de interesse de todos”, salienta.
Campanha
A campanha #BancoParaTodos tem como objetivo chamar a atenção para esses problemas e buscar soluções que garantam o acesso aos serviços bancários para toda a população brasileira, conforme determina a lei. “É fundamental que os bancos cumpram sua obrigação de fornecer atendimento adequado e acessível em todas as localidades necessárias”, finalizou o secretário-geral da Contraf, Gustavo Tabatinga Jr.
Veja algumas fotos dos atos pelo Estado
Curitiba
Londrina
Umuarama
Assis Chateaubriand
Texto e fotos de Curitiba: Flávio Augusto Laginski
Deixar comentário