Contra o monopólio da comunicação, movimentos sociais vão às ruas na próxima quarta-feira (3)
Mesmo com a chuva e a mudança de última hora do local da assembleia livre, movimentos que lutam pela democratização dos meios de comunicação reuniram cerca de 300 pessoas no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na noite dessa terça-feira (25). Em pauta, a discussão sobre como enfrentar os monopólios da mídia e garantir a liberdade na internet.
Ao final do ato, os manifestantes aprovaram a realização de uma passeata para a próxima quarta-feira (3), inicialmente agendada para sair da sede da Editora Abril, no Alto de Pinheiros, e seguir até a Rede Globo, na Avenida Luiz Carlos Berrini. Os detalhes serão definidos ao longo da próxima semana.
Além dessa proposta de ação, a assembleia também aprovou a estruturação de um centro de produção público de comunicação e de uma rede de produção de conteúdo e a abertura da rede Diálogos.
Ainda foram definidas como bandeiras o apoio ao projeto de lei da mídia democrática, com coleta de assinaturas para apresentação como projeto de iniciativa popular (www.paraexpressaraliberdade.org.br); a universalização da banda larga, com metas definidas pelo governo e controle das tarifas (www.campanhabandalarga.org.br); a aprovação do marco civil da internet, com garantia da neutralidade de rede, inclusive no que se refere aos serviços; o fim das concessões de TV e rádio para políticos, pela revogação das que estão sob controle de pessoas com cargo eletivo; mecanismos de garantia de acessibilidade plena às pessoas com deficiência auditiva e visual e o fim do jabá e do controle externo do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).
Ato afasta FHC
Curiosamente, nessa quarta, no mesmo local e horário, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançaria o livro
Fonte: CUT
Deixar comentário