Dirigente do Sindicato de Umuarama participa de mesa do VII Fórum pela Visibilidade Negra no Mercado Financeiro

PACTU

Dirigente do Sindicato de Umuarama participa de mesa do VII Fórum pela Visibilidade Negra no Mercado Financeiro

O dirigente do sindicato de Umuarama e representante titular da Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual da Contraf (CGROS), Elias Soares, participou nesta sexta-feira (9) da abertura e da primeira mesa do VII Fórum pela Visibilidade Negra no Mercado Financeiro, que está sendo realizado na cidade de Porto Alegre (RS).A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) também está presente no fórum, com uma delegação formada por 10 dirigentes das três regionais.

O evento tem como objetivo debater a questão da participação dos negros e negras no mercado de trabalho, a conjuntura histórica das relações de trabalho e raciais no Brasil, a questão do racismo, entre outros temas.

Soares conta que fazer parte do VII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Ramo Financeiro está sendo uma experiência enriquecedora e impactante. “Este evento representa um espaço fundamental para discutir questões cruciais relacionadas à presença e atuação de profissionais negros no setor financeiro, promovendo a reflexão sobre desafios, conquistas e estratégias para uma maior inclusão”, conta.

O dirigente conta também que há um grande entusiasmo por parte dos participantes em relação ao fórum. “A comunidade acredita que o fórum seja capaz de abordar temas urgentes, como a falta de representatividade e as barreiras enfrentadas por profissionais negros no ramo financeiro. A troca de experiências e a construção de redes de apoio eram metas essenciais para fortalecer a presença negra nesse setor”, avalia.

Mesa

O dirigente sindical disse que a experiência de poder participar logo da primeira mesa foi um desafio que ele gostou de cumprir. “Participar da primeira mesa do encontro foi uma honra e um desafio estimulante. A mesa de abertura estabeleceu o tom para discussões profundas e trouxe à tona a importância de abordar as questões raciais no ambiente financeiro de forma direta e proativa”, salienta.

Racismo

Soares explica que. Infelizmente, ainda há situações envolvendo racismo no meio bancário. Para ele, os debates promovidos pelo fórum devem ajudar a reverter esta situação. “As discussões durante o fórum destacaram a necessidade de políticas afirmativas, capacitação e conscientização. Promover a diversidade nas lideranças, implementar medidas que garantam igualdade de oportunidades e criar um ambiente inclusivo são passos fundamentais. Além disso, é crucial incentivar a educação antirracista e o diálogo constante para desmantelar estereótipos e preconceitos arraigados”, diz.

Lições

Elias encerra a conversa garantindo que o fórum está trazendo lições que, para ele, são inestimáveis. “As lições retiradas do fórum são inestimáveis. A consciência da importância da representatividade, a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos profissionais negros no ramo financeiro e a troca de estratégias para superar esses desafios são aprendizados cruciais. A importância do evento reside não apenas na abordagem de problemas, mas na construção coletiva de soluções e na promoção de um ambiente mais inclusivo e justo”, encerra.

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec-CUT/PR

Deixar comentário

Matérias relacionadas