Clientes do Itaú mantêm reclamações após fechamento de agência em Umuarama
PACTU
A agência 0236 do Banco Itaú em Umuarama encerrou suas atividades em maio deste ano, realocando automaticamente seus correntistas, investidores e aposentados para a agência 2910, situada na avenida Brasil. Desde então, os problemas no atendimento estão se acumulando e causando revolta na população.
Nas redes sociais, os clientes têm postado frequentemente reclamações e imagens, relatando que a demora no atendimento chega a 40 minutos, o que contraria a legislação estadual nº 21.529/2023, que estabelece aos bancos e instituições financeiras tem o prazo máximo para atendimento em 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
“Descaso na agência bancária em Umuarama. Mais de 40 minutos só para entrar no banco. Isso é uma palhaçada e ainda fecham uma agência. Onde vamos parar?”, indagou um cliente. “É assim que (NÃO) está funcionando a agência do Itaú em Umuarama”, escreveu outra cliente.
OBemdito entrou em contato com o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, que informou ter iniciado uma série de movimentos desde abril para tentar evitar o fechamento da agência. A preocupação não se restringia apenas aos empregos, mas também às condições de trabalho e à qualidade do atendimento aos clientes e usuários.
Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical, relatou que ele e o presidente do sindicato, Wilson de Souza, reuniram-se virtualmente com representantes do Banco Itaú antes do fechamento da agência para tratar do assunto, com foco principalmente nos empregos dos bancários e bancárias da unidade que seria fechada. Em 29 de abril, a Câmara Municipal de Umuarama aprovou por unanimidade uma moção de apoio à causa.
“Após os últimos eventos, fizemos contato com o Procon novamente, que nos informou já ter um procedimento administrativo em aberto. Nesta segunda-feira (10) à tarde, entramos em contato com a Gerente Regional, Ananza Castilho, e com a Área de Relações Sindicais, solicitando uma reunião com urgência, onde vamos cobrar a contratação de mais funcionários”, disse Edilson.
Thailison Souza Neto, diretor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Umuarama, explicou para OBemdito que o processo está em fase de instrução, razão pela qual nenhuma medida adicional foi tomada até o momento. Ele também esclareceu que a partir desta quarta-feira (12) as filas devem reduzir, pois os beneficiários do INSS já terão recebido seus pagamentos. Além disso, o Banco Itaú entrou em contato com o Procon apenas no processo preliminar e até agora não emitiu um comunicado oficial.
OBemdito tentou contato com a agência do Itaú em Umuarama, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
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