Coletivo Nacional de Saúde aponta aprimoramento da minuta de reivindicações e CCT dos bancários
Campo Mourão/PR
Entre os dias 18 e 19 de maio, representantes das federações, sindicatos e a Contraf-CUT, com suas assessorias jurídica, médica, e política, discutiram a minuta de reivindicações da categoria bancária, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e apontaram várias propostas que visam o aprimoramento das reivindicações de saúde do trabalhador e da trabalhadora, para a Campanha Nacional de 2016.
Dos debates realizados nestes dois dias, algumas propostas foram definidas e servirão de base para as discussões nas conferências regionais, etapas preparatórias para Campanha Nacional de 2016.
Confira algumas propostas:
- Exclusão de itens que já constam da legislação de saúde;
- Alinhamento das reivindicações com os princípios que regulam a matéria de saúde dos trabalhadores, principalmente a saúde como um direito humano fundamental, tomando como base as Convenções da OIT ratificadas pelo Brasil, Tratados Internacionais e Regramento Nacional.
- Alinhamento das reivindicações sobre a participação dos trabalhadores e de seus representantes em todas as políticas de saúde;
- Exclusão de itens que não mais respondem às demandas de saúde dos trabalhadores dentro dos locais de trabalho;
- Atualização e adequação de terminologias que caracterizam o campo político da saúde dos trabalhadores.
O secretário de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Contraf-CUT, Walcir Previtale, avalia de forma positiva a realização do encontro.
Fonte: Contraf-CUT
Deixar comentário