Liberação do FGTS começa nesta sexta, 13
PACTU
A partir de sexta-feira (13), quem tem conta-poupança ou é correntista da Caixa já recebe automaticamente os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), limitados a R$ 500 por conta.
Os primeiros a receber são aqueles que fazem aniversário em janeiro, fevereiro, março ou abril. Quem tiver conta-poupança e não quiser receber o FGTS, tem que efetuar o desfazimento. Os correntistas recebem automaticamente caso tenham autorizado o banco a fazer o depósito.
Saiba como solicitar o desfazimento do crédito automático do FGTS
Veja aqui como avisar a Caixa se não quiser receber o benefício automaticamente
Veja as datas de recebimento
Para os demais trabalhadores, a liberação do dinheiro começa a partir de 18 de outubro, conforme o mês de seu aniversário.
Datas para quem tem conta-poupança na Caixa ou autorizou o depósito na conta corrente:
- Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: recebem a partir de 13/9/2019;
- Nascidos em maio, junho, julho e agosto: recebem a partir de 27/9/2019;
- Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: recebem a partir de 9/10/2019;
O dinheiro do FGTS fica disponível para saque até 31 de março do ano que vem. Quem optar por não realizar o saque não perde o dinheiro, que volta para a conta do FGTS.
Saque-aniversário é diferente
A Caixa Econômica criou uma nova forma de sacar o dinheiro do FGTS: é a modalidade chamada de saque-aniversário, que nada tem a ver com o que explicamos acima.
Quem optar pelo saque- aniversário, que só estará disponível a partir de 2020, poderá sacar uma quantia do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário.
Confira a tabela de valores:
No entanto, vale ficar atento! O trabalhador que optar por essa modalidade não poderá sacar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa. É possível voltar para a modalidade antiga somente depois de dois anos da data do último saque.
Como consultar meu saldo do FGTS?
A Caixa lançou um número exclusivo, que funciona 24h, para consultas relativas ao FGTS.
Você também pode consultar pelo site fgts.gov.br ou pelo app do FGTS disponível para iOS e Android.
Deixar comentário