Sindicatos do Pactu protestam contra demissões no HSBC

Sindicatos do Pactu protestam contra demissões no HSBC
Os sindicatos de Umuarama, Toledo e Paranavaí realizaram paralisações em agências do HSBC, na manhã desta quarta-feira, 10/10. O protesto ocorreu para cobrar remuneração justa, com PLR condizente aos lucros reais do banco inglês, e garantia de emprego com o fim das demissões.

O HSBC credita nesta quinta-feira, dia 11, a antecipação da PLR conquistada na Campanha Nacional dos Bancários 2012. No entanto, com o alto provisionamento para devedores duvidosos feito no balanço do 1º semestre, o valor pago ficará aquém do que esperavam os funcionários.

Além disso, o banco não pagará o Programa Próprio de Remuneração (PPR) e a justificativa é a queda dos lucros. Essa informação está sendo passada pelos gestores durante reuniões com os trabalhadores.

Os bancários também lutam contra as demissões. Pelas contas do Sindicato dos Bancários de Curitiba, o HSBC conta hoje com 19,5 mil trabalhadores, o que significa que houve redução de quase 2 mil postos de trabalho nos últimos meses.

As agências paralisadas tiveram sua abertura retardada em uma hora. Em Guarapuava, houve reunião com os funcionários e, em Campo Mourão, foi feriado municipal nesta quarta. Houve manifestações também em Londrina e, em Curitiba, o Centro Administrativo da Vila Hauer permaneceu fechado até as 12h.

Veja imagens da paralisação em Paranavaí e Umuarama, acessando a galeria ou clicando aqui.
Fonte: Contraf/CUT e Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas