Sindicatos do Pactu participaram da Plenária Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil
PACTU
Nesta segunda, 18/01, a Fetec-CUT/PR (Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Crédito do Paraná), em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, realizou uma Plenária Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil. A Plenária foi conduzida por Ana Luiza Smolka, diretora do Seeb Curitiba, e Pablo Sergio Mereles Ruiz Dias, diretor de Formação da Fetec.
O objetivo da Plenária foi discutir ações sindicais e jurídicas contra o processo de “Reestruturação” anunciado pelo Banco do Brasil em 11/01. A Plenária também esclareceu várias dúvidas dos funcionários e funcionários em relação a vários aspectos do pacote de medidas, como, por exemplo, adesão ao PAQ e PDE, extinção da função de caixa. A Plenária contou com bancários e bancárias do Banco do Brasil de todo o estado do Paraná e teve a assessoria de Nasser Ahmad Alan, assessor jurídico da Fetec.
Nivalda Sguissardi, coordenadora dos sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) e presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, participou da mesa virtual de abertura. Segundo ela, “as medidas anunciadas pelo BB, claramente, fazem parte do processo de desmonte e preparação do banco para a privatização. Paulo Guedes e Bolsonaro abordaram o tema durante a famosa ‘Reunião Ministerial’ de 22/04/2020”, lembrou a dirigente.
Nivalda também afirmou que “os sindicatos recorrerão ao Judiciário no que for pertinente, mas somente a reação e a luta dos funcionários e de toda sociedade podem evitar a catástrofe da privatização do Banco do Brasil e das demissões que virão em seguida”.
A íntegra da Plenária está disponível no canal do Sindicato dos Bancário de Curitiba e pode ser acessada clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RgOc2jxLnsY
Deixar comentário