Live da CUT debate nesta quinta democracia e ofensivas da direita
PACTU
Live de lançamento do livro Democracia e Direitos Humanos no Brasil terá participação do ex-deputado José Genoíno, Jana Silverman, da AFL-CIO e do presidente da CUT, Sérgio Nobre
Nesta quinta-feira (20), às 19h, a CUT realizará um debate ao vivo sobre um tema muito caro à sociedade atual – a democracia, que vem sofrendo incontáveis ataques desde o golpe de 2016, que destituiu a presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, e levou ao poder o projeto de destruição de direitos sociais da classe trabalhadora e ainda mais do que isso, possibilitou um ataque feroz às liberdades da população.
A live será transmitirá pelo Facebook e YouTube da CUT.
O debate terá como centro o lançamento do livro Democracia e Direitos Humanos no Brasil: a ofensiva das direitas, escrito de forma colaborativa por juristas, sociólogos e personalidades do mundo acadêmico, incluindo policiais contrários ao fascismo. Eles contam como a direita e os movimentos fascistas, em especial o bolsonarismo, golpearam e tomaram o lugar da democracia no Brasil e tornando o país uma terra de coronéis em que uma família – a Bolsonaro – tenta a qualquer custo impor sua ideologia, com apoio de parte das elites econômicas do país.
Entre os temas abordados no livro estão a formação e a lógica de atuação do bolsonarismo, a ideologia e agenda política da direita, o papel das Forças Armadas no contexto político atual e a luta dos movimentos populares – sociais e sindical – para resgatar e defender a democracia.
Para a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Jandyra Uehara, o livro tem por função estimular a reflexão sobre a origem e o desenvolvimento de um fenômeno (o bolsonarismo) que aliciou, rapidamente, um razoável espaço nas lutas sociais e políticas nos últimos anos.
“O objetivo do livro é propor uma reflexão sobre a ofensiva da direita no Brasil, especialmente com o golpe de 2016. Precisamos conhecer como pensam e como agem essas organizações para podermos combater essas práticas a partir da classe trabalhadora”, diz Jandyra.
Live
O bate-papo sobre o tema contará com a participação do ex-deputado Federal José Genoíno, do Partido dos Trabalhadores, expoente histórico da luta política por liberdade, direitos e democracia no Brasil e figura que sentiu na pele a perseguição política promovida pela direita brasileira em uma tentativa de desqualificar as lutas populares e deslegitimar a presença do povo no poder, com Luís Inácio Lula da Silva na presidência da República.
Genoíno foi acusado de corrupção, preso e posteriormente inocentado pela Justiça das acusações que lhe foram imputadas. Ele fará uma análise sobre a escalada da direta e da extrema direita no Brasil nos últimos anos.
Outra participação importante é da sindicalista americana Jana Silverman, diretora de programas do Solidary Centrei da AFL-CIO (maior central sindical dos Estados Unidos), que fará uma comparação da ofensiva contra o movimento sindical no Brasil e na Colômbia, pais que tem registrado constantes manifestações de trabalhadores contra a política neoliberal do presidente Iván Duque.
Para Sérgio Nobre, presidente da CUT Brasil, que também participa da live. “o que o Brasil vem assistindo nos últimos anos é muito mais sério do que a chamada crise da democracia liberal”.
O dirigente afirma que essa crise aprofundou, em países democráticos, a desconfiança em relação às instituições políticas. Aprofundou também o fosso que separa governantes e governados e permitiu, em seu rastro o crescimento das forças de extrema direita.
A live será um importante espaço de diálogo para que se possa conhecer um pouco mais a fundo a recente história do país que, lamentavelmente, é contada pelo ataque à democracia – a origem e as consequências da ascensão do fascismo no Brasil.
Edição: Marize Muniz
Deixar comentário