Contraf-CUT promove Seminário Nacional sobre Reabilitação Profissional
Umuarama/PR
A Contraf-CUT realizará na quarta-feira, 20 de fevereiro, Seminário Nacional sobre Reabilitação Profissional. O evento acontece no auditório da entidade entre as 10h e 17h30. Os debates contarão com a participação de Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, e de Mara Alice Conti Takahashi, socióloga e ergonomista.
Um dos objetivos do Seminário é debater a posição dos trabalhadores e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre o tema. Por um lado, o movimento sindical afirma que não existe reabilitação profissional no país. O INSS, ao contrário, diz que existe.
"O próprio site do Instituto divulga estatísticas, entre outras informações, mas nada diz sobre os reabilitados", diz Walcir Previtale, secretário de saúde da Contraf-CUT.
Segundo Walcir, o encontro também será para esclarecer o que acontece com os trabalhadores, em particular com os bancários que sofrem acidentes ou adoecem e não recuperam a sua saúde de forma plena.
O encontro ainda buscará subsidiar as ações para que até mesmo as pessoas que não tenham a recuperação plena de sua saúde possam retornar ao trabalho de maneira a não agravar o seu quadro clínico.
"Além disso, os debates também serão utilizados para subsidiar a negociação nacional - cláusula 43ª da CCT 2012/2013 e para contribuir com nossas reflexões e propostas nos diversos espaços de discussão governamentais e sindicais", conclui Walcir.
Saiba o que garante a Cláusula 43:
PROGRAMA DE REABILITA
Fonte: Contraf-CUT
Deixar comentário