Bancários promovem encontros e congressos, mas reajuste de 2021 já foi conquistado em 2020
PACTU
O jornal Pactu tem noticiado, nesta e nas últimas edições, a realização dos encontros estaduais e nacionais das bancárias e bancários dos cinco principais bancos do país. Os sindicatos do Pactu têm participado de todas as atividades, debatendo a conjuntura e apresentando propostas para a pauta de reivindicações específica de cada banco, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da categoria.
Neste ano de 2021, porém, a realização dos encontros e conferências da categoria não precedem as negociações com os bancários. Em 2020, pela terceira vez consecutiva, os sindicatos assinaram uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Nacional válida por dois anos. Além de garantir e ampliar direitos, a CCT 2020-2022 deixou pré-fixado o índice de reajuste dos salários e todas as cláusulas econômicas da Convenção, que será de INPC + 0,5%. O Dieese projeta que, em agosto, a inflação dos últimos doze meses estará em torno de 9%, o que pode resultar em um reajuste de quase 10%.
Nivalda Sguissardi, secretária geral do Sindicato de Campo Mourão e coordenadora dos sindicatos do Pactu, afirmou que “com uma inflação nesse patamar, as negociações para sua reposição seriam muito difíceis, com ou sem pandemia. O fato de já termos conquistado a reposição, com aumento real, confirma que a assinatura de Acordo para dois anos foi uma importante conquista para a categoria”, concluir a dirigente.
Deixar comentário