Audiência pública na Câmara de Londrina discute a defesa da Copel

PACTU

Audiência pública na Câmara de Londrina discute a defesa da Copel

Foi realizada neste sábado (17/06), na Câmara Municipal de Londrina, a primeira audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Defesa das Estatais e das Empresas Públicas para debater a privatização da Copel.

Dirigentes do Sindicato de Londrina, da CUT Paraná e da Fetec-CUT/PR participaram do evento, juntamente com representantes de outras entidades sindicais, como o Sindel (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica de Londrina e Região), APP Sindicato, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), a vereadora Lenir de Assis (PT), entre outras pessoas presentes.

O deputado Arilson Chiorato fez um relato sobre as diversas irregularidades que têm sido feitas pelo governo Ratinho Jr. na privatização da Copel, entre as quais a contratação de empresas, bancos, escritórios de advocacia e uma empresa que recebeu R$ 28 milhões para encaminhar esse processo.

O deputado também citou casos de compra de ações da companhia por seus diretores e alterações estatutárias que buscam impedir a reversão da privatização no futuro, o que ele considerou “um crime contra a população paranaense”.

Para a vereadora Lenir, a população está completamente ausente desse debate sobre a privatização da Copel.  “Eu penso que o nosso compromisso aqui hoje é fazer chegar à população o crime que está para acontecer no Estado do Paraná, mais um. Depois que nós perdermos esse patrimônio não vai ter como recuperá-lo da forma como a população precisa”, alertou.

O diretor do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, lembrou da privatização da Eletrobras, adquirida por um grupo norte-americano, que também poderá tentar comprar a Copel, e fez um breve relato sobre as privatizações das empresas telefônicas com recursos do BNDES. “Nós não podemos entregar aquilo que é nosso, e que faz um belo serviço para alavancar o desenvolvimento de toda a população do Estado do Paraná”, destacou.

A Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas fará novas audiências públicas em diversas cidades do Estado para mobilizar a população, câmaras municipais e prefeitos em defesa da Copel.

Assista vídeo da audiência pública em Londrina no perfil do deputado Arilson Chiorato (PT) no Facebook: https://www.facebook.com/ArilsonChiorato/videos/783319086586842

Dirigentes do Sindicato de Londrina, da Fetec-CUT/PR e da CUT Paraná na audiência pública sobre a privatização da Copel

A secretária de Saúde do Sindicato de Londrina e secretária da Mulher da CUT/PR, Eunice Miyamoto, atuou junto com a vereadora Lenir de Assis na cordenação da audiência pública


Por Armando Duarte Jr.

 

Fonte: Vida Bancária

Deixar comentário

Matérias relacionadas