Sindicato de Umuarama
História
No dia 2 de dezembro de 1973 foi fundada a Associação Profissional dos Bancários de Umuarama. A preocupação era credenciar os bancários e criar uma identidade da categoria. O processo foi coordenado pelo bancário do Bradesco, Durval Rodrigues dos Santos, com o apoio de dezenas de outros bancários. Foi uma iniciativa bem sucedida, mesmo tendo ocorrido em plena ditadura militar, uma época em que não havia liberdade, nem mesmo para realizar reuniões e manifestações de qualquer natureza.
Três anos mais tarde, no dia 26 de outubro de 1976, os bancários davam outro passo importante, criando o Sindicato dos Bancários de Umuarama. Essa transformação foi muito difícil. Os militares dificultavam ao máximo a criação de um sindicato de classe e, quando autorizavam o registro, ditavam o estatuto. Durval Rodrigues dos Santos presidiu o Sindicato por duas gestões, que ficaram marcadas pela construção das instalações da antiga sede urbana.

Entre os anos de 1986 a 1993 o Sindicato foi presidido por Osni Miguel Santana, bancário do Banco Brasil. Além da participação marcante dos bancários de Umuarama e região nas campanhas salariais, com greves que se prolongavam por até 1 mês, nesse período o Sindicato teve participação decisiva nos movimentos sociais, como as greves estudantis da faculdade local, a campanha contra o aumento abusivo do IPTU e criação de ONGs como a União e Consciência Negra de Umuarama e outras.
Filiação a CUT
A década de 80 deixou ainda outra marca importante: a filiação do Sindicato à CUT, no ano de 1987, o que abriu caminho, nos anos seguintes, para a entidade participar de diversos movimentos como, por exemplo, as greves gerais de 87 e 88, com destaque para a do dia 20 de agosto de 87, quando, com a união de dezenas de entidades sindicais, os trabalhadores pararam a cidade de Umuarama para reivindicar mudanças na economia.
A criação da FETEC (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários), hoje Contraf-CUT, também teve o apoio do Sindicato dos Bancários de Umuarama e, naquela mesma década, foram passos decisivos para conquistas históricas da categoria, como o auxílio-creche e o direito à sindicalização dos bancários da Caixa, entre outras nos anos seguintes.
Convênios
- Não há convênios disponíveis
Diretoria

Wilson de Souza
Presidente

Edilson José Gabriel
Diretor de Política Sindical

Vinícius Gameiro
Diretoria de Assuntos Jurídicos

Luiz Carlos Fernandes
Diretoria de Finanças

Paulo Claviço
Diretoria de Formação Sindical

Elias Soares
Diretoria de Imprensa e Comunicação

Fabricio Rodrigo Orlandini
Diretoria de Integração Social

Nelson Ortiz
Diretoria de Organização

Sara Dieni Alves Mazuchini da Cruz
Diretoria de Politicas Sociais

Adriana Aparecida de Andrade
Suplente da Diretoria Administrativa

Claudemir Santello
Suplente da Diretoria Administrativa

José Sergio Ricardo Brunelli
Suplente da Diretoria Administrativa

Luciano Marques Crespo
Suplente da Diretoria Administrativa

Sidnei Ramos da Cruz
Suplente da Diretoria Administrativa

Anderson Rogério Delmonico
Conselho Fiscal

Aparecido Sandro Ramos
Conselho Fiscal

Maria Cristina Ramos
Secretária Geral (licenciada)

Dirceu Francisco de Oliveira
Suplente do Conselho Fiscal

Roberto Antônio Freytag
Coordenador - SubSede Regional Assís Chateuabriand

Edvaldo Gouveia
Vice-Coordenador - SubSede Regional Assís Chateuabriand

Adilson Marroque
Secretario Geral - SubSede Regional Assís Chateuabriand

Gilber Deliberaes
Suplente - SubSede Regional Assís Chateuabriand
Estatuto
CONHEÇA O ESTATUTO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE UMUARAMA E REGIÃO