CUT debate o combate ao racismo estrutural e as consequências para os trabalhadores
PACTU
No mês da Consciência Negra, a CUT em seu 7º Ciclo de Debates vai tratar do racismo estrutural no país. O debate será realizado nessa quarta-feira (29), a partir das 15h, com transmissão pelo Youtube e Facebook (links abaixo).
Os debates têm como objetivos tratar do resgate da história das lutas pelo combate ao racismo; os desafios do movimento sindical do campo e da cidade nessa luta; entender as conexões de luta da classe trabalhadora no combate ao racismo e a reflexão sobre a importância da participação CUTista na luta contra os preconceitos, inclusive religioso.
Entre os temas debatidos estarão a transição do trabalho escravo para o trabalho livre; como ex-escravizados sobreviviam no novo modelo econômico e como aquela sociedade em construção se comportava em relação aos negros oriundos do cativeiro; a relação entre o racismo estrutural e o capitalismo, o papel da CUT na luta contra o racismo estrutural e como articular esse debate entre o movimento sindical e o movimento negro.
A mesa de debates será composta pela Secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Maria Júlia Reis Nogueira, o professor-adjunto da Universidade Federal do ABC, Ramatis Jacinto e a liderança do Movimento Negro, Walkíria de Souza Silva (Kika).
EDSON RIMONATTO
O 7º Ciclo de Debates da CUT terá transmissão pelas redes sociais:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PZIulVBOq3Y
Facebook: https://www.facebook.com/cutbrasil/live_videos/
Deixar comentário