Agências da Caixa elegerão representantes da CIPA
PACTU
A Caixa Econômica Federal comunicou os sindicatos, no dia 01/12 último, que já teve início o processo de eleição do representante de suas unidades na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – para o biênio 2024/2025. A determinação para se fazer esse comunicado consta no Acordo Aditivo assinado entre os sindicatos e a Caixa e é, portanto, mais uma conquista dos empregados e empregadas. As eleições serão realizadas de 03 a 08/01/2024.
As CIPAs estão previstas nas Normas Regulamentadoras da Segurança e da Medicina do Trabalho (no caso da CIPA, na NR-5). O objetivo principal da CIPA é prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, orientando os trabalhadores quanto ao uso correto de EPIs (equipamentos de proteção individual) e demais informações quanto aos riscos de cada atividade.
Nivalda Sguissardi, coordenadora dos Sindicatos do Pactu e secretária geral do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, lembra que “a atuação dos chamados ‘cipeiros’ foi fundamental no apoio à luta dos sindicatos por mobiliários ergonômicos nos locais de trabalho, conquista que contribuiu de maneira muito significativa para a redução das LER/DORT no sistema financeiro. Mas o risco do desenvolvimentos dessas doenças e de outros incidentes ainda não acabou e, por isso, é fundamental que os empregados e empregadas da Caixa participem do processo”, concluiu a dirigente.
A dirigente também lembrou que uma portaria recente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deu poderes para as CIPAS receberem e denunciarem assédio sexual e moral no trabalho, aumentando ainda mais a sua importância.
Deixar comentário