Ciclo de Diálogos da CUT debate transição justa, crise climática e social
PACTU

O Ciclo de Diálogos Formativos COP 30: Soberania, Crise Climática, Transição Justa e a Luta Sindical será realizado nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas pela plataforma Zoom.
Este é o segundo debate que faz parte do ciclo para tratar de que forma os temas da COP 30 impactam na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, além de debater as estratégias a serem adotadas pelo movimento sindical cutista tanto para a participação na conferência como na defesa dos direitos da classe trabalhadora em uma transição energética e frente às mudanças climáticas no planeta. A COP 30 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém, no Pará.
O clico de debates, realizado pelas Secretarias Nacional de Formação, Relações Internacionais e de Meio Ambiente, terá a participação de Ribamar Barroso (Escola Chico Mendes), Vera Paoloni (CUT Pará), Everson Costa: Técnico do Dieese no Pará.
O evento conta também com a contribuição das Estaduais da CUT, dos Ramos, dos Sindicatos e das Escolas Sindicais. Ao final desse ciclo de diálogos, que consiste de oito encontros virtuais e um encontro presencial, pretende-se apresentar uma sistematização para o conjunto do movimento sindical cutista, em particular, uma contribuição às Plenárias Estatutárias da CUT e também provocações aos participantes da COP 30.
Esse ciclo integra o Programa de Formação de Formadores e Formadoras Continuado (2024-2026), realizado através do projeto de cooperação e solidariedade internacional com a DGB BW Bildungswerk BUND, instituto da Central Sindical Alemã DGB, parceira história da CUT.
Próximos debates
- 08/5: A vida na água, na terra e no ar.
- 22/5: Segurança alimentar e nutricional e a transição agroecológica
- 05/6: Justiça e mudanças climáticas, os impactos sociais, econômicos e na vida para a classe trabalhadora.
- 26/6: O desafio de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
- 03/7: Paz e justiça social nos campos, florestas, águas.
- 17/7: Transição energética (justa) e eventos climáticos.
Deixar comentário