Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora

PACTU

Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora
Seminário Ampliado, que acontece em Brasília, nesta segunda-feira (28), visa fortalecer e atualizar a pauta dos trabalhadores na Marcha da Classe Trabalhadora

Seminário Nacional Ampliado
Data: 28 de abril de 2025
Local: Teatro dos Bancários de Brasília
Horário: a partir das 14h

  • Objetivos:
  • debater e fortalecer a pauta dos trabalhadores para a Marcha da Classe Trabalhadora;
  • Visa reforçar a participação nas ações estratégicas da Marcha.

Marcha da Classe Trabalhadora

  • Data: 29 de abril de 2025, em Brasília.
  • Pautas principais:
  • Redução da jornada de trabalho sem redução salarial;Fim da escala de trabalho 6x1;
  • Isenção de imposto para renda de até R$ 5 mil;
  • Outras pautas no texto abaixo.

Entrega da pauta

  • Representantes das centrais sindicais entregarão a Pauta da Classe Trabalhadora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a Marcha.
  • Entrega da pauta à Câmara dos Deputados e ao Senado.

 

Leia a íntegra do texto:

O Comando Nacional dos Bancários realiza, nesta segunda-feira (28), no Teatro dos Bancários de Brasília, a partir das 14h, um Seminário Nacional ampliado, para debater as pautas que compõem a Marcha da Classe Trabalhadora e seus efeitos na organização sindical da categoria e dos trabalhadores. A atividade será exclusivamente presencial.

“Uma das pautas de reivindicação deste ano é a redução da jornada, com manutenção dos salários, como uma forma de compartilhar os benefícios dos avanços da tecnologia com toda a sociedade. Outra bandeira de destaque na marcha é a justiça tributária, com o nosso apoio ao projeto de lei que amplia a inserção do imposto de renda para os trabalhadores e cobrança de imposto dos super-ricos”, destacou na abertura a coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

 

A realização do seminário foi definida em reunião do Comando Nacional dos Bancários ocorrida no dia 31de março de 2025, quando foi aprovada a participação nas ações estratégicas para fortalecer e atualizar a pauta dos trabalhadores na Marcha da Classe Trabalhadora, que será realizada nesta terça-feira (29), também em Brasília.

 

Ao final da Marcha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá receber os representantes da CUT e das demais entidades (Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Pública e Intersindical) que compõem o Fórum das Centrais Sindicais, que entregarão a Lula a Pauta da Classe Trabalhadora.

 

A Marcha

A Marcha em Brasília tem como pautas a redução da Jornada de Trabalho, sem redução salarial e o fim da escala 6X1. As centrais defendem ainda a isenção do imposto para quem tem renda até R$ 5 mil; as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras no Serviço Público das esferas municipal, estadual e federal, com a valorização do serviço público, fim do confisco, pela manutenção do RJU (Regime Jurídico Único), pela regulamentação da negociação coletiva (Convenção 151); a valorização da Agricultura Familiar, o cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, transição energética justa, combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia, entre outras reivindicações.

A Marcha será o ponto alto da Jornada Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora, que teve início no dia 9 de abril com um ciclo de debates em parceria com o Dieese em vários estados do Brasil.

 

Programação

A concentração será às 8h, no estacionamento do Teatro Nacional/Praça da Cidadania. Às 9h, será realizada a Plenária. Às 10h30, a saída da Marcha rumo ao Congresso Nacional, onde a pauta será entregue à Câmara dos Deputados e ao Senado.

 

 

Fonte: Contraf-CUT

Deixar comentário

Matérias relacionadas