Conferência Regional dos Bancários do Pactu discutiu propostas para a Campanha Nacional 2013

Conferência Regional dos Bancários do Pactu discutiu propostas para a Campanha Nacional 2013
Neste sábado, 08/06, foi realizada em Toledo a 5ª Conferência Regional dos Bancários do Pactu. O evento dá continuidade aos preparativos para a Campanha Nacional 2013, que tiveram início com a realização da Consulta Nacional, respondida pelos bancários na segunda quinzena de maio.

A Conferência foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Toledo e teve início às 9h com a apresentação da Orquestra São Gonçalo de Viola Caipira, liderada pelo músico Diego Viola. Em seguida aconteceu a abertura solene, tendo à mesa, além dos representantes dos cinco sindicatos que formam o Pactu, a presença de Beto Lunitti, prefeito de Toledo, do vereador Adriano Remonti, presidente da Câmara Municipal de Toledo, Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Márcio Kieller, vice-presidente da CUT-PR, e Elias Jordão, presidente da Fetec-CUT/PR.

A parte da manhã da Conferência foi reservada para a análise da conjuntura em que se dará a Campanha Nacional de 2013. Contribuíram com os debates Valtair Caetano Apolinário, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Toledo e atualmente Assessor para Assuntos Comunitário da Prefeitura de Toledo, que abordou a conjuntura política; Pablo Sérgio Mereles Ruiz Dias, economista e diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e do Dieese-PR, que analisou a conjuntura econômica; e Márcio Mauri Kieller Gonçalves, que abordou o momento das lutas sindicais dos trabalhadores.

No reinício dos trabalhos da Conferência, após o intervalo para o almoço, Isabel Cristina Gregório, secretária de Formação do Sindicato de Toledo, apresentou os resultados da Consulta Nacional nos sindicatos do Pactu, com destaque para a grande quantidade de questionários obtidos, demonstrando o interesse da categoria e o empenhos dos sindicatos de Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava. Na análise dos resultados, destaque para o desejo de participação nas atividades da Campanha Nacional e duas notas preocupantes: 20% dos mais de 1.100 bancários que participaram da Consulta tomam medicamentos de uso contínuo e quase 80% desconhecem o PL 4330, maior ameaça já vista aos direitos dos trabalhadores do Brasil e dos bancários em particular.

Elias Hennemann Jordão, presidente da Fetec-CUT/PR
Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas