Sindicato de Umuarama participou de Seminário da promovido pelo MPT e CIST

Umuarama/PR

( Marcos Beraldo )
Sindicato de Umuarama participou de Seminário da promovido pelo MPT e CIST
Elias e Edilson (primeira fila) representaram o Sindicato dos Bancários e a CUT no Seminário
Seminário alertou sobre a necessidade do registro de agravos relacionados à saúde do trabalhador e trabalhadora

Nesta quinta, 27/04, foi realizado, em Umuarama, um Seminário sobre as Notificações de Agravos. O evento foi uma iniciativa do MPT (Ministério Público do Trabalho) de Umuarama, em parceria com a CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador) do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama. O Seminário fez parte da programação do Abril Verde, mês dedicado à prevenção aos acidentes e doenças do trabalho e foi realizado na véspera do Dia Nacional em Memória das Vítimas das Doenças e Acidentes no Trabalho.

O Seminário contou, inicialmente, com uma breve exposição do Dr. André Vinicius Melatti, Procurador do Trabalho em Umuarama, que situou a proteção à saúde das trabalhadoras e trabalhadores na legislação brasileira. Na sequência da programação, houve uma palestra com o Dr. Elver Andrade Moronte, médico do trabalho no Ministério Público do Trabalho do Paraná, que discorreu sobre a notificação dos acidentes e doenças do trabalho no SUS. O médico apresentou números que deixam muito claro que a grande maioria dos acidentes e doenças do trabalho tratados pelo SUS não são informados no Sinan - Sistema de Informação de Agravos de Notificação, área específica onde os atendimentos aos trabalhadores devem ser registrados.

Apesar disso, o Dr. Elver também apresentou número que demonstram que há uma evolução no número de registros, o que prova que é possível uma mudança de cultura no SUS, começando pelos profissionais das unidades básicas de saúde.

Edilson José Gabriel e Elias Soares, dirigentes do Sindicato, participaram do Seminário, representando, respectivamente, a Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região.

Fonte: Seeb Umuarama

Deixar comentário

Matérias relacionadas