Sindicato de Umuarama inicia o pagamento de ação coletiva para funcionários do Banco do Brasil
Umuarama/PR
Depois de vinte e quatro anos de tramitação, finalmente chegou ao fim a ação do Sindicato dos Bancários de Umuarama, em face do Banco do Brasil, que cobrava a equiparação com o Banco Central. Os pagamentos aos quase 190 funcionários beneficiados pelo processo iniciaram-se no dia 09/07 e devem se estender pelas próximas semanas.
Entenda o caso
Uma das principais reivindicações dos funcionários do Banco do Brasil, durante as negociações salariais de 1987, era a equiparação de seus salários com os dos funcionários do Banco Central, o que significaria um reajuste de 40% em seus vencimentos. Depois de forte greve, foi ajuizado o dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho) que, ao julgá-lo, determinou a equiparação.
O Banco do Brasil não cumpriu a decisão e, com o advento na nova Constituição Federal, em 1988, que introduziu a possibilidade de propositura de ações coletivas por parte dos sindicatos, o Sindicato de Umuarama, assim como a maioria dos sindicatos de bancários de todo o Brasil, cobrou a equiparação na Justiça do Trabalho.
A ação do Sindicato foi proposta em março/1989, teve sentença definitiva em 2000, iniciando a liquidação em 2001 e só agora está sendo concluída, com o pagamento dos valores devidos aos funcionários que trabalhavam, à época, em Umuarama, Guaíra, Terra Roxa, Moreira Sales e Formosa do Oeste.
Segundo Edilson José Gabriel, coordenador do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região,
Fonte: Sindicato dos Bancários de Umuarama
Deixar comentário