Delegados elegem a nova diretoria da Fetec pelos próximos quatro anos
PACTU
Os delegados dos dez sindicatos (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) que compõe a base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) participaram neste sábado (18) do 13.º Congresso Estadual da Fetec. O evento foi realizado de forma virtual pela plataforma zoom, com transmissão a partir do Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região.
O Congresso teve por objetivo analisar a conjuntura, promover a prestação de contas e o balanço de gestão, definir novas diretrizes e eleger a direção para o quadriênio 2024-2028.
A abertura contemplou a representação dos fóruns representativos e entidades de grau superiores. Participaram desta mesa a secretária-geral da Fetec, Daniele Bitencourt, da representante da Regional Curitiba, Vandira Martins de Oliveira, da representante da Regional Pactu, Nivalda Roy, do representante da Regional Vida Bancária, Felipe Pacheco de Albuquerque, do presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Antonio Fermino, do secretário de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elias Hennemann Jordão, e do presidente da CUT/PR, Marcio Kieller.
Inteligência artificial
O Congresso trouxe como convidado o mestre em Comunicação e Linguagem e doutorando em filosofia Welington Soares. Ele falou sobre as novas tecnologias, destacadamente sobre a inteligência artificial, e seus reflexos para a sociedade e ao mundo do trabalho. “É uma tendência mundial, veio para ficar, e estará cada vez mais presentes em nossas vidas, pessoais e corporativas, com seus reflexos positivos e negativos”, destacou Soares.
Prestação de contas
O secretário de administração e finanças da Fetec, Kelson Moraes Matos, fez a prestação de contas para os delegados participantes do congresso, e destacou o equilíbrios nas finanças e que os recursos financeiros e econômicos da categoria, foram importantes para financiar a luta em defesa dos direitos históricos, como a convenção coletiva e acordos trabalho.
Balanço da gestão e votação para escolha da nova diretoria
Enfrentamos o negacionismo, os ataques a direitos, reestruturações e tentativas de privatizações, enfrentamos o adoecedor modelo de gestão dos bancos, e por fim respiramos a esperança. Tivemos que inovar e nos reinventar quando do distanciamento social, com novas formas de mobilização. Organizamos as mobilizações nas redes e depois novamente na frente dos bancos e nas ruas. Recorremos a justiça quando necessário. Avançamos na organização e proteção ao teletrabalho, aos mecanismos de prevenção ao assédio moral e sexual, violência doméstica, e protegemos o sistema remuneratório da categoria. Mantivemos intacta a CCT. A participação da categoria, a unidade estadual e nacional, foram elementos vitais para vencermos este momento histórico que passaram bancários e bancárias, a classe trabalhadora e o povo brasileiro, destacaram a secretária de saúde da Fetec, Vanderleia de Paula, o secretário de assuntos jurídicos, Wilson de Souza, o secretário de formação Pablo Diaz e o presidente Deonisio.
O evento terminou com o debate e eleição da nova direção. A chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Deonisio Schmidt, foi eleita de forma unânime. “Queremos agradecer a toda a categoria por ter acreditado e estado junto na luta, aos dez sindicatos filiados, pela confiança nesta direção que toma posse neste momento, para condução da Fetec pelos próximos anos. Organizar, lutar, ampliar e conquistar”, destacaram os novos dirigentes.
A diretoria executiva da Fetec ficou assim:
Presidência: Deonisio Schmidt
Secretaria geral: Daniele Bittencourt Azevedo
Secretaria de Administração e Finanças: Kelson Moraes Matos
Secretaria de Saúde: Vanderleia de Paula
Secretaria de Comunicação: Felipe de Albuquerque Pacheco
Secretaria de Formação: Pablo Sérgio Mereles Ruiz Diaz
Secretaria de Assuntos Socioeconômicos: Antonio Luiz Fermino
Secretaria de Políticas Sindicais: Reinaldo Cavalcante de Oliveira
Secretaria de Políticas Sociais: Agnaldo Ferreira Gonçalves
Secretaria do Ramo Financeiro: Katlin Massaneiro de Salles
Secretaria de Bancos Privados: Danielle Ruza
Secretaria de Bancos Públicos: João Paulo Pierozan
Secretaria de Combate ao Racismo: Nivalda Sguissardi
Secretaria da Mulher: Lucimara Carnietto Ferreira Alberini
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Wilson de Souza
Regional Vida: Laurito Porto de Lira Filho
Regional Pactu: Wendrel Minare Vieira
Regional Curitiba: Vandira Martins de Oliveira
Texto e foto: Flávio Augusto Laginski
Deixar comentário