Presidenta da Contraf-CUT participou dos Seminários Avançados do Cris/Fiocruz
PACTU
Nesta semana, os Seminários Avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) debateram os grandes temas da Conferência Internacional do Trabalho de 2024, realizada entre os dias 3 e 14 de junho em Genebra, Suíça. O webinário ocorreu na quarta-feira (26), com transmissão em português, inglês e espanhol.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Juvandia Moreira, foi uma das palestrantes principais. Ela abordou os impactos dos avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial, sobre os trabalhadores, trazendo uma perspectiva essencial para entender os desafios e oportunidades que essas inovações representam para o setor financeiro e os trabalhadores em geral. “Todos esses avanços são muito disruptivos, estão trazendo mudanças profundas na sociedade de maneira geral, na forma de comprar, de se relacionar. Acontece muito [essa mudança], através desses meios [digitais], com o auxílio da inteligência artificial.”
Juvandia acreditou que os benefícios tecnológicos, não podem ser concentrados. “Nós precisamos pensar como a sociedade toda ganha. Se potencializou a produção, então temos que pensar na redução da jornada. Se aumentou a lucratividade dessas empresas, tem que distribuir esses recursos para todo mundo. Temos que pensar como todos nós podemos ganhar.”
Além de Juvandia Moreira, outros palestrantes trouxeram suas perspectivas sobre diversos temas relevantes. A advogada do Sindicato de Trabalhadores da Universidade Nacional Autônoma do México e da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas, Kareli Gante Araujo, fez uma avaliação geral da Conferência sob a perspectiva dos trabalhadores.
A secretária Nacional de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Laís Abramo, discutiu a Economia do Cuidado na Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e no Brasil.
Jefferson Caproni, presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo e diretor da Força Sindical, abordou o debate regulatório sobre proteção contra riscos biológicos no ambiente de trabalho.
E, o médico e pesquisador do Cris/Fiocruz, Armando De Negri Filho, tratou da saúde dos trabalhadores na agenda da segurança social, como direito e seus reflexos na transformação dos sistemas de saúde.
A introdução e mediação do webinário foram conduzidas pelo pesquisador da Fiocruz e colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), René Mendes.
Assista abaixo o seminário completo
Deixar comentário