Sindicatos do Pactu participaram da reunião da Executiva da Fetec-CUT/PR

PACTU

Sindicatos do Pactu participaram da reunião da Executiva da Fetec-CUT/PR
Os principais assuntos da reunião foram a avaliação da Campanha Nacional dos Bancários e os desdobramentos da Campanha Nacional dos Financiários

Nesta quarta, 25/09, os sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) participaram da reunião ordinária da Executiva da Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná), realizada no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários de Curitiba. Entre vários outros assuntos de interesse da categoria bancária, os principais temas da pauta foram a avaliação da Campanha Nacional dos Bancários 2024 e os desdobramentos da Campanha Nacional dos Financiários, setor do ramo financeiro que ainda não concluiu as negociações.

A avaliação da Campanha Nacional foi precedida de reuniões de avaliação realizadas pelos dez sindicatos e pelas três regionais da Fetec-PR (Pactu, Vida e Curitiba). Wendrel Minare Vieira, presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e coordenador do Pactu, afirmou que “o processo de avaliação é fundamental para o direcionamento das ações dos sindicatos em campanhas e negociações futuras” e concluir informando que “a reunião da Fetec identificou muitos pontos para melhorar e muitos desafios para enfrentar nos próximos anos. Porém, de uma maneira geral, a Campanha foi muito bem avaliada, pois alcançou resultados expressivos, com destaque para as novas cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho e da garantia de aumento real por dois anos consecutivos, além da manutenção na íntegra de todos os direitos conquistados até então. Em resumo, mais uma Campanha vitoriosa”, disse Wendrel.

Já em relação à Campanha dos Financiários, Katlin Massaneiro de Salles, membra da Direção Estadual da Fetec-PR e representante do estado no Coletivo Nacional dos Financiários da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), participou da reunião e fez um relato das negociações entre o Coletivo e a Acrefi – representante patronal das financeiras. Segundo Katlin, a última proposta dos empregadores, apresentada em reunião realizada no dia 05/09, foi rejeitada prontamente, pois rebaixava direitos conquistados pela categoria dos financiários. Ainda segundo a dirigente, neste dia 25/09, a Contraf-CUT enviaria um ofício a Acrefi solicitando a retomada das negociações.

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas