Dirigente do Pactu participa do Congresso Brasileiro da Previdência Complementar
PACTU
Nesta quarta, 16/10, teve início do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, promovido pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). O Congresso vai até a próxima sexta, 18/10, e reúne mais de 2 mil participantes de todo o Brasil no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Um dos participantes é Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região. Edilson é titular do Conselho Fiscal do Funbep, fundação de previdência complementar dos antigos funcionários do Banestado (Banco do Estado do Paraná), onde é representante eleito pelos participantes ativos. O Funbep é patrocinado pelo Itaú Unibanco, comprador do Banestado.
Edilson explica que a Abrapp, a grosso modo, está para os participantes de fundos de pensão assim como a Fenaban está para os bancários. Apesar disso, segundo Edilson, “é importante que dirigentes sindicais que representam trabalhadores em conselhos de fundações de previdência complementar participem desse tipo de evento. Nestes congressos são discutidas as diretrizes que o setor pretende trilhar e é possível antever o impacto sobre a vida dos trabalhadores e trabalhadoras de empresas que possuem planos de previdência complementar, como é o caso de Banco do Brasil e Caixa, por exemplo”, concluiu o dirigente.
Neste ano, o tema do Congresso da Abrapp é a inovação. Segundo Edilson, o tema é pertinente e atual, pois o setor de previdência complementar do Brasil passa por um novo ciclo virtuoso após o retorno do presidente Lula, com revisão e atualização de diversos normativo do setor.
Deixar comentário