Caixa dá início à eleição de representantes da CIPA

PACTU

( De Mark Advogados )
Caixa dá início à eleição de representantes da CIPA
Eleições tiveram início no dia 01/11/2024 e serão realizadas até 01/01/2025. Eleitos e eleitas terão mandato de um ano

A Caixa Econômica Federal deu início às eleições dos representantes da CIPA em suas unidades no estado Paraná. O processo teve início no último dia 01/11/2024 e segue até o dia 01/01/2025. Os eleitos têm mandato de um ano a partir do dia de sua posse, permitida a recondução. As eleições dos “cipeiros” e suas atribuições estão previstas na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho número 05 (NR-05). Já a NR-04 regulamenta a quantidade de representantes eleitos, de acordo com o ramo de atividade. Os bancos elegem “cipeiros” em unidades nas quais atuem mais de 80 trabalhadores e trabalhadoras, incluindo terceirizados.

Entre as diversas atribuições dos representantes da CIPA estão “acompanhar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos bem como a adoção de medidas de prevenção implementadas pelo empregador” e “verificar os ambientes e as condições de trabalho visando identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores”.

Zelário Bremm, empregado da Caixa e secretário geral do Sintrafi Toledo lembra que “pesquisas têm demonstrado que as agências bancárias se tornaram ambientes de trabalho extremamente insalubres, como consequência do assédio moral praticado para cobrança de metas e resultados”. Segundo Zelário, esse quadro motivou a edição de uma Portaria, em 2022, que incluiu o seguinte item no rol de atribuições das CIPAs: “j) incluir temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho nas suas atividades e práticas”.

Zelário concluiu, afirmando que a inclusão dessa atribuição aumenta a responsabilidade dos “cipeiros” eleitos e dá aos trabalhadores e trabalhadoras mais uma ferramenta no enfrentamento aos assédios sexual e moral no local de trabalho.

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas