Contraf-CUT lamenta morte do bancário, deputado e ministro Luiz Gushiken

Contraf-CUT lamenta morte do bancário, deputado e ministro Luiz Gushiken
A Contraf-CUT está de luto. Faleceu nesta sexta-feira (13) o amigo e companheiro de muitas lutas Luiz Gushiken, aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado em estado grave por causa de um câncer. 

De acordo com nota divulgada pelo Cemitério do Redentor, o corpo será sepultado às 16h deste sábado (14). O velório será no mesmo local, no Sumaré, zona oeste de São Paulo. 

A Contraf-CUT manifesta os sentimentos de dor e solidariedade aos seus familiares, amigos e companheiros de luta de São Paulo e de todo Brasil.

Trajetória

Funcionário do antigo Banespa, adquirido pelo Santander no processo de privatizações do governo FHC, ele sucedeu Augusto Campos e presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo, atuando de forma ativa contra a ditadura militar, pela redemocratização do país e em defesa da categoria bancária.

"Para bem exercer o poder é preciso ao mesmo tempo gostar de exercê-lo e igualmente ter desprendimento em relação a ele", dizia Gushiken. E poucos exerceram com tanto talento e humildade. 

Ele esteve à frente da maior greve nacional dos bancários, em 1985, defendendo os trabalhadores por salários dignos e por melhores condições de trabalho, conquistando vitórias importantes para a categoria, como o tíquete-refeição e o auxílio-creche/babá, até hoje direitos assegurados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). 

O nosso japonês também ajudou a organizar o Departamento Nacional dos Bancários da CUT, que deu origem à Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) e mais tarde à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Gushiken também participou da criação da Central
Fonte: Contraf/CUT

Deixar comentário

Matérias relacionadas