Zeca Dirceu coloca especuladores do mercado financeiro na mira do CADE

PACTU

( Reprodução/Instagram )
Zeca Dirceu coloca especuladores do mercado financeiro na mira do CADE
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR)

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), integrante da Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, apresentou nesta quinta-feira (12) uma proposta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para abertura de um inquérito sobre supostas infrações à ordem econômica.

A iniciativa visa investigar grupos e operadores do mercado financeiro acusados de manipulação do câmbio e especulação econômica, práticas que, segundo o parlamentar, têm gerado graves prejuízos ao povo brasileiro, como a alta do dólar e seus impactos na economia.

De acordo com Zeca Dirceu, é fundamental identificar e responsabilizar os envolvidos na prática de concorrência desleal e manipulação cambial. “É urgente e preciso apurar e responsabilizar a prática de concorrência ilegal e de danos ao povo brasileiro na manipulação do câmbio pelos especuladores da ‘Faria Lima’”, afirmou o deputado.

O parlamentar, que é uma das principais lideranças na base de apoio ao governo Lula na Câmara dos Deputados, destacou que a representação tem como meta esclarecer quem lucra com essas ações e garantir a responsabilização pelos danos causados à economia brasileira.

Zeca Dirceu (PT-PR) falando e gesticulando em reunião, olhando para o lado, de roupa social azul e branca

Zeca Dirceu (PT-PR) em reunião – Reprodução/Instagram

O pedido de investigação enfatiza os danos econômicos associados às ações especulativas, especialmente após o anúncio do pacote fiscal do governo. Segundo o documento enviado ao CADE, no dia 28 de novembro, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou medidas para equilibrar as contas públicas, o mercado reagiu de forma considerada desproporcional.

“Tão logo as medidas fiscais e econômicas se tornaram públicas, iniciou-se de maneira atroz e descabida, uma onda de especulação e reações pelo chamado ‘mercado’ às medidas propostas, transformando-se, em decorrência dessa despropositada reação artificialmente criada por esse grupo que visa lucrar em detrimento da estabilidade monetária e econômica do País, num ataque à moeda nacional, que ocorreu com a elevação da moeda americana (dólar)”, aponta o texto.

O termo ‘Faria Lima’ refere-se ao centro financeiro do Brasil, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, onde operam grandes corporações e investidores. Para o deputado, a atuação de especuladores ligados a esse grupo contribuiu para um cenário de instabilidade cambial e pressões inflacionárias, afetando diretamente o dia a dia dos brasileiros.

Fonte: DCM

Deixar comentário

Matérias relacionadas