Jornada Internacional Itaú e Santander

Campo Mourão/PR

Jornada Internacional Itaú e Santander

Ação foi marcada pela entrega de panfletos

Ontem o sindicato dos bancários de Campo Mourão, seguindo uma determinação nacional, promoveu ações de conscientização em dois bancos da cidade, o Itaú e o Santander. No primeiro, a briga específica é pelo fim das demissões que estão sendo realizadas, no outro ele pede o aditivo de um acordo vencido em agosto. A ação foi marcada pela entrega de panfletos de conscientização aos clientes das duas agências sobre os direitos de trabalho com respeito e emprego decente, o que segundo os sindicalistas está sendo negligenciado.

Os trabalhadores reivindicam a assinatura de um acordo global com os dois bancos, a exemplo dos instrumentos já firmados com o Banco do Brasil, Danske Bank (Alemanha), NAG (Austrália), Nordea (Península Escandinava) e Barclays África (Inglaterra). As entidades denunciam ainda a utilização de práticas antissindicais contra direitos dos trabalhadores, desrespeitando normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o documento distribuído nas portas das agências bancárias, apesar do lucro fantástico de quase R$ 6 bilhões, de janeiro a setembro de 2011, o Santander reduziu mais de 1.600 postos de trabalho, sem contar a rotatividade, com demissão de funcionários mais velhos para contratação de trabalhadores jovens e com menores salários.

Deixar comentário

Matérias relacionadas