BB e Contraf-CUT faz a primeira reunião sobre cobrança de metas
Umuarama/PR
Assessorada pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, a Contraf-CUT realizou nesta quinta-feira 4, em Brasília, a primeira Mesa Temática Sobre Forma de Cobrança de Metas com a direção do BB, conforme foi acertado no último acordo coletivo.
O Banco do Brasil foi representado na mesa pela Diref (Diretoria de Relacionamento com os Funcionários), Dired (Diretoria de Distribuição) e pela Disap. Pela Contraf-CUT, além da Comissão de Empresa, participou um grupo formado em sua maioria por dirigentes sindicais em atuação na área negocial do BB.
Os assuntos da Mesa Temática foram amplamente debatidos nos locais de trabalho durante a Campanha Nacional 2014, e também agora, para colher os principais problemas apontados pelos bancários no cotidiano de cumprimento de metas e a forma como são feitas as cobranças.
Metas X Orçamento
Os temas mais debatidos foram a cobrança excessiva via mensagens de textos SMS e whatsapp, onde, além da cobrança dos resultados, os administradores ainda cobram resposta das mensagens enviadas com cobranças extra.
Sinergia
Os trabalhadores denunciaram um número excessivo dos chamados "desafios diários", onde a soma das metas é maior do que o orçamento inicial, com impacto da realização extra no orçamento do ano seguinte em função da série histórica. Os funcionários reclamam também da constante reorçamentação de metas durante o semestre.
Metas X GDP
Mais uma vez, a Contraf-CUT se posicionou contra as metas na Gestão de Desempenho Profissional (GDP), relatando novos problemas na pressão aos bancários, pois muitos administradores estão fazendo anotações incluindo metas referentes aos desafios.
Foi também relatado um desvirtuamento do TAO-Sistema de Seleção, uma vez que estão usando as metas diárias como critérios de seleção. Em muitas superintendências, os gerentes regionais cobram "alinhamento" em relação aos desafios em detrimento da meta já alcançada, gerando pressão abusiva sobre os funcionários.
Metas X ranking
A Contraf-CUT denunciou ainda que a ferramenta PIN (Painel de Informação Negocial) disponível na intranet do BB é uma forma disfarçada de ranqueamento, uma vez que está acessível a qualquer funcionário com filtros de ranking.
Gerentes gerais e superintendências
Também foi apontado nas superintendências estaduais e regionais um excesso de audioconferências e também a desvalorização do gerente geral, que alega não ter como se planejar, já que a meta acordada com a equipe se altera toda hora, em função das constantes mudanças de direcionamento exigidas pela regional.
Essas constantes alterações têm gerado excessos de cobrança e assédio, que muitas vezes causam adoecimento, gerando afastamentos por licença-saúde. Muitas agências estão com vários claros na dotação do número de funcionários.
Valorização da gerência média
Dentro das discussões da mesa, também foi abordada a valorização da gerências médias nas questões salariais, onde foram apontadas reclamações quanto à remuneração dos gerentes do Carteirão (carteiras mista de PF e PJ) e os gerentes de relacionamento Personalizado 1.
Contratações
A Contraf-CUT cobrou do banco as novas contratações acordadas na Campanha 2014. O banco apresentou o número de 956 novas convocações com um total de 304 posses. Explicou que a maioria ainda está em fase de documentação para ser empossada. Os funcionários cobraram agilidade nas posses, para que sejam cobertos mais rapidamente os claros nas agências.
"Essa foi uma mesa bastante produtiva, onde os problemas foram apresentados com clareza e propriedade pelos funcionários e houve da parte do banco um compromisso em debater francamente a forma como as metas são cobradas dentro da empresa", avalia Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa. "
Fonte: Contraf-CUT
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