Marcha defende democracia e reforma política em Porto Alegre
No final da tarde de quinta-feira (4), em torno de 1.500 manifestantes de diversas regiões do Rio Grande do Sul foram às ruas do centro da capital gaúcha na realização da Marcha em Defesa da Democracia e pela Reforma Política.
A atividade iniciou no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, e partiu em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Desde a concentração e durante o trajeto, que percorreu a avenida Borges de Medeiros, os integrantes do Bloco da Diversidade animaram a Marcha com músicas e gritos de guerra.
Nas manifestações, os representantes dos movimentos sociais defenderam reformas estruturais na política, nas comunicações e agrária como essenciais para o fortalecimento da democracia. Também criticaram os setores da sociedade que se movimentam para fragilizar um governo com viés notadamente popular.
Durante o ato de encerramento, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, ressaltou que a sociedade tem que estar atenta para movimentos que representam o retrocesso e um duro golpe na democracia. "São muitos os nossos desafios no enfrentamento do conservadorismo do Congresso Nacional, no combate à manipulação da mídia e principalmente na defesa da democracia", declarou.
O dirigente defendeu a realização de referendos e plebiscitos, pois acredita que a sociedade deve consultada sobre as mudanças e lembrou a experiência recente da votação popular pela Reforma Política, que abrange o fim do financiamento de campanha. "Isso dialoga com o princípio de uma sociedade democraticamente forte, política e economicamente justa."
Nespolo ainda desafiou os sindicatos cutistas que estavam na atividade a criarem comitês em defesa da democracia e pela Reforma Política nas suas bases. "A militância da CUT entende que esse movimento é fundamental para fortalecer o que defendemos e barrar o conservadorismo do capital", finalizou.
Representantes dos movimentos sociais e de partidos políticos que participaram da atividade também fizeram uso da palavra em prol de um projeto de desenvolvimento com mais justiça social.
A Marcha foi promovida pela CUT-RS em conjunto com a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS.
Deixar comentário