HSBC: sindicato dos bancários busca apoio da Câmara de Vereadores de Umuarama
Umuarama/PR
Ana Paula Lorini, bancária do HSBC e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE), do HSBC, representou o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama, buscando apoio na defesa do emprego no HSBC. Foi na sessão de ontem, 15 de junho, que Ana Paula expôs aos vereadores, à imprensa local e ao público presente, como foi a vinda do HSBC para o Brasil.
Em seu discurso, lembrou que o HSCB, um dos maiores bancos do mundo em ativos, praticamente ganhou no ano de 1997, o antigo Bamerindus do Banco Central. Questionou a atitude do HSBC, que após tantas facilidades recebidas, após 18 anos vai vender o banco por aproximadamente $$ 5 bilhões de dólar, sem assegurar a garantia de emprego de seus 22 mil funcionários diretos e mais outros milhares de terceirizados e estagiários. Em sua maioria, arrimo de família.
Paula lembrou também do envolvimento do HSBC em operações ilícitas em vários continentes, como o caso mais recente do SwissLeaks, o qual desembolsou 40 milhões de francos para arquivar as denúncias. Lembrou ainda a necessidade das autoridades monetária brasileira, as quais facilitaram a venda do Bamerindus ao HSBC, tomar providência na proteção de empregos e não permitir ainda mais a concentração bancária brasileira.
Ainda para Paula, são dezenas de famílias que dependem do emprego do HSBC na região metropolitana de Umuarama, bem como a participação dessas no comercio local. Nesse mesmo sentido pontuou os milhares de empregos em todo Paraná e a importância desses trabalhadores na economia do estado.
Por fim, lembrou aos presentes do trabalho dos sindicatos juntos as autoridades políticas e órgãos públicos, e o apoio que vem recebendo de parlamentares diversos em todos os níveis da federação. Ainda durante a sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Neli, manifestou seu apoio ao trabalho do sindicato, e colocou a Câmara de Vereadores para encaminhamentos conjunto na defesa do emprego no HSBC.
Deixar comentário