Mulheres ganham 77% do salário dos homens
Toledo/PR
Diferença cresce em relação às negras no Brasil, que não chegam a ganhar 40% do que recebe um branco
Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulado Mulheres no Trabalho: Tendências 2016, divulgado na segunda-feira 7, as mulheres ganham 77% do salário que os homens recebem para executar o mesmo tipo de função. E por conta disso, a estimativa é de que serão necessários cerca de 70 anos para que homens e mulheres alcancem a paridade salarial.
No Brasil, o relatório aponta avanços nos últimos anos. Com programas de incentivo a microempresas, muitas mulheres obtiveram condições de abrir o próprio negócio. Hoje, no país, de acordo com a OIT, 36% delas ocupam empregos informais. Só em 2009, das 1,9 milhão de pessoas que se cadastraram no programa federal de crédito a microempreendedores, 46% eram mulheres.
Outro avanço destacado foi a mudança da legislação trabalhista que acolheu as trabalhadoras domésticas.
Porém, um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado na sexta-feira 11, pelo Ministério do Trabalho, mostra que a situação ainda é preocupante, principalmente em relação às negras. Elas não chegam a ganhar 40% do valor do salário de um branco. No geral, a mulher brasileira recebe, em média, 30% menos que os homens.
Bancárias
Fonte: SPbancários
Deixar comentário